🐲Lendários

Primeira Geração (Kanto)

Articuno -> Galarian Articuno (Galarian Orb)

Articuno é um Pokémon aviário de grande porte com plumagem predominantemente azul-celeste e asas que se diz serem feitas de gelo. Na sua testa tem uma crista que consiste em três penas azuis escuras em forma de losango. Tem olhos vermelhos circulares, um bico cinzento curto e pernas cinzentas longas e finas. Cada pata tem três dedos virados para a frente e um virado para trás. No peito, tem uma massa de penas azul-claras e penugentas. A sua cauda longa, em forma de serpentina, é mais comprida do que o corpo e tem o mesmo tom de azul que a crista. Articuno tem o poder de controlar o gelo à vontade. Quando o Articuno bate as asas, ele pode esfriar a umidade do ar ao seu redor, fazendo cair neve. Voa de montanha gelada em montanha gelada. Segundo a lenda, ele aparece diante de viajantes condenados perdidos em regiões geladas. Como visto no anime, o Articuno às vezes ajuda os viajantes e os guia para um lugar seguro. O Articuno vive em locais frios e isolados, como montanhas nevadas cheias de permafrost. Em Galar, o Articuno tem uma aparência distinta. O seu corpo principal tem uma coloração lavanda com uma marca preta a cobrir o peito. As suas patas são pretas com garras cor de lavanda. As três penas da crista, que são mais compridas, fundidas e dobradas para trás, têm a mesma cor púrpura que o bico e a cauda. Os seus olhos brilham em azul claro, parecem estar quase sempre fechados e estão rodeados por um disco facial negro, semelhante a uma máscara. Quando o Articuno utiliza seu poder psíquico, toda a máscara brilha da mesma cor que seus olhos, assim como as lâminas brancas, semelhantes a penas, de poder psíquico condensado nas bordas de suas asas. O Articuno galariano mantém-se no ar com seu poder psíquico, quase nunca precisando usar suas asas para esse fim. Em vez disso, as lâminas de suas asas podem ser usadas para cortar ferro tão facilmente quanto papel. Os seus olhos podem disparar feixes de energia psíquica que deixam os seus adversários presos no lugar, como se estivessem congelados - é isto que dá a este Pokémon o nome da sua contraparte Kantoniana. Tem também a capacidade de criar miragens de si próprio para enganar o adversário e escapar. Os seus movimentos elegantes e ferinados escondem uma personalidade fria e insensível. Ele pode ser encontrado na Tundra da Coroa uma vez a cada poucas décadas, reunindo-se na Colina da Árvore de Dyna. O Articuno de Galar é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Congelamento

->

Zapdos -> Galarian Zapdos (Galarian Orb) Zapdos é um Pokémon aviário de grande porte com plumagem predominantemente amarela. Tem olhos pequenos e triangulares com preto à volta e um bico longo, fino e laranja claro. As suas asas e cauda são uma massa de penas pontiagudas e há penas pretas a cobrir a parte de trás das suas asas e as penas interiores da cauda. Uma grande crista de penas pontiagudas rodeia a sua cabeça. As coxas são bronzeadas e as patas são finas e cor-de-laranja claro. Tem pés com três dedos virados para a frente e um virado para trás; cada dedo tem um talão curto. Quando Zapdos bate as suas asas brilhantes, liberta electricidade que pode causar tempestades. Ele produz sons enormes de estalos e estalos quando voa; estes são atribuídos aos relâmpagos que ele lança no ar. Zapdos supostamente aparece apenas durante tempestades e ganha poder quando é atingido por um raio. Diz-se que ele vive entre nuvens de trovões, mas raramente é visto. Em Galar, Zapdos tem uma aparência diferente. O seu corpo é vermelho-alaranjado com plumagem preta. A sua cabeça tem olhos amarelos com uma coloração preta mais pronunciada e semelhante a uma máscara à sua volta, um bico preto mais curto e um pescoço mais comprido e visível. As patas são pretas, mais longas e musculadas, as penas das coxas também são pretas e as garras são amarelas com anéis vermelhos na base. As suas asas vermelho-alaranjadas são mais pequenas, com pequenas marcas pretas que parecem ser restos da plumagem preta do seu homólogo Kantoniano. Finalmente, tem uma fila de penas pontiagudas ao longo do peito e uma fila semelhante de penas pretas no dorso. Beligerante por natureza e sempre sedento por batalha, o Zapdos galariano procura oponentes mais fortes que ele para testar sua força. As suas pernas poderosas permitem-lhe dar pontapés devastadores capazes de destruir um camião basculante, e pode correr através de montanhas a até 300 km/h. As suas asas atrofiaram ao ponto de mal conseguir voar, mas os seus movimentos são tão rápidos que foram comparados a um relâmpago. Este Pokémon ganhou o nome do seu homólogo Kantoniano devido aos sons elétricos e crepitantes que provêm da fricção das suas penas. É migratório e aparece na Tundra da Coroa uma vez a cada poucas décadas em Dyna Tree Hill. Galarian Zapdos é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Thunderous Kick.

->

Moltres -> Galarian Moltres (Galarian Orb) Moltres é um Pokémon aviário de grande porte com plumagem dourada. Tem uma cabeça longa e esvoaçante e uma cauda ondulante, ambas feitas de chamas laranja-avermelhadas e amarelas. Para além disso, as suas asas também estão cobertas por uma plumagem ardente. Tem um pescoço longo e fino, um bico castanho pontiagudo e olhos pequenos e triangulares. As suas pernas finas e castanhas têm pés com três dedos virados para a frente e um virado para trás. Tem garras curtas. Moltres lança brasas a cada batida de suas asas, criando um clarão brilhante de chamas. Ao mergulhar no magma de um vulcão activo, este Pokémon pode curar-se a si próprio. Migra do Sul com a chegada da Primavera e diz-se que traz uma Primavera antecipada às terras frias. Há histórias de Moltres que usam as suas asas para ajudar os que se perdem nas montanhas. Moltres raramente é visto. Na Geração II, Ataque do Céu era seu movimento característico. Em Galar, Moltres tem uma constituição semelhante, mas um esquema de cores drasticamente diferente. Seu corpo é principalmente preto com reflexos escarlates e olhos azuis brilhantes. O seu bico escarlate é em forma de gancho na ponta e leva a marcas que correm pela frente e atrás da cabeça. As patas são também escarlates com garras pretas. As suas asas, crista e cauda são maioritariamente negras, com crista a ter uma ondulação extra à frente e a cauda dividida em duas, e todas estas características exalam uma energia magenta, semelhante a uma chama, que lhe valeu o nome do seu homólogo Kantoniano. O seu corpo é aparentemente morno ao toque. A energia sinistra que flameja dentro do seu corpo é tão opressiva que a maioria dos Pokémon não consegue sequer aproximar-se dele. Galarian Moltres ataca abrindo bem as suas asas para libertar a sua energia numa aura poderosa que ataca as mentes dos seus inimigos, infligindo uma fadiga profunda à medida que queima a sua energia interior. A aura tem o poder de consumir o espírito das suas vítimas, reduzindo-as a sombras queimadas de si mesmas. Diz-se que tem uma personalidade altiva e um comportamento calmo. Ele aparece na Tundra da Coroa uma vez a cada poucas décadas para chegar à Colina da Árvore de Dyna. Galarian Moltres é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Cólera Feroz.

->

Mega Mewtwo X <- Mewtwo -> Mega Mewtwo Y (Mega Pedra X e Y) Mewtwo é um Pokémon artificial. É um Pokémon bípede, humanoide, com algumas características felinas. É essencialmente cinzento com uma cauda longa e roxa. No topo da cabeça tem dois cornos curtos e rombos, e tem olhos roxos. Um tubo estende-se da parte de trás do crânio até ao topo da coluna vertebral, contornando o pescoço. Tem um peito e ombros definidos, que se assemelham a uma couraça. Os três dedos de cada mão e pé têm pontas esféricas. A cauda é grossa na base, mas afina-se antes de terminar num pequeno bolbo. O Mewtwo foi criado após anos de terríveis experiências de emenda de genes e engenharia de DNA baseadas no Mew. É amplamente conhecido como um dos Pokémon mais poderosos que existem e diz-se que tem o coração mais selvagem de todos os Pokémon, não tendo compaixão e provocando medo no seu inimigo com olhos frios e brilhantes. Como foi concebido para ser o derradeiro adversário em batalha, só consegue pensar em derrotar os seus inimigos. No primeiro filme, onde se mostrava capaz de levitação, telepatia, controlo da mente e a capacidade de criar tempestades poderosas, Mewtwo exemplificava estas características cruéis. No entanto, mais tarde ele se mostrou carinhoso, protetor e até altruísta. Outro Mewtwo no anime partilhava a sua aversão ao contacto com os outros, mas era muito menos beligerante. Mewtwo conserva energia permanecendo imóvel para poder usar todo o seu poder em batalha. Embora raramente seja visto na natureza, diz-se que descansa numa caverna escura algures.

<-->

Segunda Geração (Johto)

Raikou

Raikou é um Pokémon quadrúpede, amarelo, parecido com um tigre, com riscas pretas e uma parte inferior branca. Tem uma cauda fina, azul clara, com ângulos agudos e uma formação em forma de faísca no final. A maior parte da sua face é constituída por um pêlo branco espesso e por um pêlo amarelo mais curto à volta dos seus olhos vermelhos. O focinho do Raikou é um "X" azul-claro e ele tem um rosto preto com duas protuberâncias que cobrem a testa, o nariz e as orelhas. O Raikou tem duas presas longas que o tornam parecido com o gato dente-de-sabre. As suas grandes garras convergem para formar uma única ponta e nunca se retraem. Pêlos extras pendem do seu corpo na frente das coxas. O Raikou tem uma juba nas costas que se assemelha a nuvens de chuva roxas e que lhe permite disparar raios de luz. Como visto no anime, Raikou é capaz de voar criando nuvens de tempestade. Ele se mostra desconfiado dos humanos, embora possa formar alguma amizade com aqueles que o ajudam. O Raikou tende a aparecer durante tempestades e quando outros Pokémon do tipo Eléctrico estão em perigo. Diz-se que o Raikou representa a velocidade do relâmpago e pode controlar as nuvens de tempestade à vontade. Raikou corre através de prados enquanto ladra gritos que soam como trovões. Os gritos de Raikou também podem enviar ondas de choque no ar e sacudir o chão ao mesmo tempo.

Entei Entei é um Pokémon maciço, leonino, quadrúpede com algumas qualidades de mastim. Está coberto de pêlo castanho e uma longa nuvem de fumo cinzento-claro que corre ao longo de todo o seu dorso. Tem placas cinzentas de cada lado da nuvem e uma placa por baixo do pêlo creme da barriga no peito. Entei tem patas cinzentas com almofadas castanhas e faixas pretas em forma de punho nas pernas. Ambas as patas dianteiras têm três pequenas garras brancas retrácteis, que podem ser vistas em batalha ou no Acampamento Pokémon. A sua face principal é vermelha e tem a forma de barbatanas ou de uma estrela de seis lados. Uma placa cinzenta, semelhante a um bigode em ferradura, cobre-lhe o focinho. Tem também uma crista amarela com três pontas inclinadas na testa e olhos vermelhos. Diz-se que um Entei nasce sempre que surge um novo vulcão. Também se diz que sempre que o Entei ruge, um vulcão entra em erupção algures no mundo. O Entei corre pelos campos a grande velocidade. Ele faz isso por ser incapaz de conter seu poder extremo. Diz-se que Entei representa a paixão do magma. Entei pode soltar rajadas massivas de fogo capazes de destruir qualquer coisa que tocar. Diz-se que seu fogo é mais quente que o magma de um vulcão.

Suicune

Suicune é um Pokémon mamífero magro, quadrúpede, azul, com marcas brancas em forma de diamante. A sua cara e a parte de baixo também são brancas. O Suicune tem uma juba espessa e púrpura que se assemelha à aurora boreal e duas caudas brancas em forma de serpentina que ondulam para a frente. Tem um focinho longo e branco. Suicune tem uma grande crista hexagonal azul cerúleo na testa com dois dentes de cada lado da base. Tem olhos vermelhos, um pequeno tufo de pêlo debaixo do queixo e patas pequenas com almofadas brancas. Suicune tem o poder de andar sobre a água e de purificar a água suja com um toque. Viaja pelos prados em busca de água para purificar, seguindo o vento norte. Os ventos do norte parecem soprar sempre mais fortes na sua presença. Em Pokémon Crystal, diz-se que Suicune é a mais próxima das bestas lendárias de Ho-Oh. Também se diz que tem uma ligação com o Unown. No anime, Suicune é heróico, sério e calmo em situações perigosas. Acredita-se que Suicune seja tanto a personificação dos ventos do norte quanto a compaixão das águas puras da primavera.

Ho-oh

Ho-Oh é um Pokémon aviário que se assemelha a uma fénix e a um pavão. As suas penas são predominantemente douradas e vermelhas, com penas amarelas na cauda, uma parte inferior branca e penas verdes na ponta das asas. O Ho-Oh tem uma risca verde no pescoço, um bico amarelo, anéis pretos à volta dos olhos vermelhos e uma crista amarela com penas na cabeça. As asas do Ho-Oh são prismáticas, fazendo com que ele deixe um arco-íris atrás de si. Tem pés e pernas de cor escura, com quatro dedos e garras compridas. Ho-Oh é considerado o guardião dos céus e tem o poder mítico de ressuscitar os mortos. Antes da Geração VI, Ho-Oh era o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Fogo Sagrado. Diz-se que quando voa, as suas enormes asas criam arco-íris coloridos e brilhantes. Os raros que testemunham Ho-Oh recebem a promessa de felicidade eterna. Ho-Oh costumava empoleirar-se no topo das várias torres localizadas na região de Johto: a Torre do Sino até a Torre de Latão ser destruída pelo fogo e a Torre de Ouro nos tempos antigos. Atualmente, voa presumivelmente pelos céus do mundo em busca de um Treinador com um coração puro.

Lugia

Lugia é um Pokémon grande que se assemelha a um dragão, um plesiossauro e um pássaro. É principalmente branco-prateado, mas tem a parte de baixo azulada com tons ligeiramente variados. A sua boca é estriada, semelhante a um bico, embora tenha dentes pontiagudos no maxilar inferior. A sua cabeça tem uma ponta na parte de trás, e os olhos da Lugia têm pontas azuis ou pretas. A Lugia tem um pescoço longo e esguio e um corpo liso e aerodinâmico. As protuberâncias azuis escuras ou pretas em forma de placa percorrem o comprimento do dorso, e há duas mais pequenas e pontiagudas na extremidade da cauda. Ele pode dobrar essas placas para trás para aumentar sua velocidade. Lugia é coberto por muitas escamas que o protegem de ataques. Tem grandes asas que se assemelham a mãos. Embora o seu género seja desconhecido, foi observada uma Lugia jovem, o que sugere a existência de uma população reprodutora. A Lugia tem-se mostrado ferozmente protectora das suas crias. A Lugia lidera as aves lendárias. Quando estes lutam por território, Lugia é o único Pokémon que consegue acabar com as suas lutas incessantes, como se pode ver no segundo filme Pokémon. Tal como os pássaros, possui a capacidade de controlar o tempo; mais notavelmente, pode acalmar e dar origem a tempestades. Diz-se que um ligeiro bater das suas asas é capaz de provocar ventos suficientemente fortes para deitar abaixo uma casa normal. Se ele batesse as asas, poderia hipoteticamente gerar tempestades que durariam até 40 dias. É muito inteligente e, devido ao poder devastador que pode infligir acidentalmente, isola-se nas profundezas da água e tende a dormir em solidão. É extremamente raro e quase nunca é visto. Lugia tem sido chamada de guardiã dos mares. Há rumores de que Lugia apareceria durante a noite de uma tempestade. Lugia é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Aeroblast.

Terceira Geração (Hoenn)

Regirock

Regirock é um Pokémon grande, semelhante a um golem, feito de rochas castanhas e cor-de-laranja. Tem um padrão de sete pontos cor-de-laranja na sua cara que se assemelha a uma letra maiúscula "H". Tem braços compridos com ombros salientes e mãos em forma de bastão sem dedos. Tem uma linha de espinhos rochosos cor-de-laranja nas costas e as pernas são curtas em comparação com o corpo. Quando sofre danos em combate, procura novas rochas para se reparar. Por causa disso, as rochas de que é feito vêm de vários lugares diferentes do mundo, o que contribui para a aparência de retalhos do Regirock. Recentemente, a tecnologia de ponta descobriu que o Regirock é inteiramente feito de pedra e rocha, pois não parece ter coração ou cérebro. De acordo com a lenda, Regirock foi criado por Regigigas. Ele geralmente vive em cavernas ou ruínas, onde foi selado há anos por povos antigos.

Regice

Regice é um Pokémon grande e azul composto por gelo sólido da Antárctida. O seu corpo é composto por formas angulares semelhantes a cristais e a sua face tem um padrão invulgar que consiste em sete pontos amarelos numa formação "+". Tem quatro espigões nas costas e as suas duas pernas são cónicas e equilibra todo o seu corpo nas suas pontas. Há três dedos em cada um dos seus braços pentagonais. No anime, Regice move-se flutuando no ar. O Regice se encobre no ar que é -328 °F (-200 °C), e qualquer coisa perto do Regice ficará congelada. Ele pode até mesmo sobreviver quando submerso em lava derretida ou outras temperaturas extremamente quentes. Acredita-se que o Regice tenha sido criado pelos Regigigas, e que tenha dormido numa geleira por milhares de anos desde uma era glacial. Foi selado em ruínas antigas por pessoas do passado.

Registeel

Registeel é um Pokémon robótico de grandes dimensões. A maior parte do corpo do Registeel é esférica e cinzenta, enquanto o meio da sua cara tem a aparência de estar exposta, pois mostra uma "pele" preta e está rodeada por metal em relevo. A metade inferior do Registeel tem a forma de um disco e duas pernas cilíndricas sem dedos. O seu rosto é composto por sete pontos vermelhos numa formação hexagonal, e tem braços pretos com três dedos cada que estão ligados à sua metade superior por ombros hemisféricos cinzentos. As costas de suas mãos têm três triângulos vermelhos apontando para longe dos dedos. Embora Registeel tenha sido classificado como um Pokémon do tipo Aço, o seu corpo é oco e feito de um material que é mais duro do que qualquer metal conhecido. No entanto, este material estica-se e encolhe-se apesar da sua dureza. Embora uma entrada da Pokédex tenha referido que o material que forma o corpo de Registeel é extraterrestre, também se teoriza que Registeel nasceu dentro do manto do mundo Pokémon, antes de emergir para a superfície há 10.000 anos. Outra evidência que apoia esta teoria é o facto de o corpo de Registeel ter sido temperado pela pressão subterrânea ao longo de milhares de anos; como resultado, não pode ser arranhado. Outra teoria postula que Registeel foi criado por Regigigas a partir de magma. Não se sabe o que Registeel pode comer. Ele foi selado em ruínas por pessoas durante os tempos antigos.

Latias -> Mega Latias (Mega Pedra) Latias é um Pokémon com um corpo semelhante a um pássaro, estilizado como um avião. O seu longo pescoço estende-se para a frente do seu corpo atarracado. Não tem pernas, normalmente flutuando. A metade traseira do seu corpo é maioritariamente vermelha e a metade superior branca, com asas de avião a jacto na parte traseira e barbatanas na parte inferior perto da cauda. Um triângulo azul marca o centro do seu peito, enquanto uma máscara vermelha cobre parcialmente o seu rosto. As barbatanas em forma de orelha situam-se no topo da cabeça e os olhos são amarelos. Tem braços curtos, com três dedos e uma cobertura vermelha no lado exterior dos braços inferiores. Latias é uma espécie exclusivamente feminina, com Latios sendo sua contraparte masculina. Como Mega Latias, as partes vermelhas de seu corpo mudam para roxo. Chifres crescem do lado de sua cabeça e correm ao longo de sua mandíbula. Perde as asas nas costas e asas semelhantes, mas maiores, prendem-se aos braços inferiores, normalmente mantidos numa posição nivelada. Formas triangulares marcam agora o ponto de avanço das suas asas em vez do seu peito. O Latias agita as penas e grita alto quando é alvo de hostilidade. As suas penas felpudas, semelhantes a vidro, podem envolver o seu corpo e refractar a luz, o que lhe permite tornar-se invisível ou alterar a sua aparência. É muito inteligente e compreende a fala humana. É capaz usar a telepatia para comunicar com os outros. No quinto filme, Latias tinha a capacidade "Partilha de Visão", que permitia a Latias e às pessoas à sua volta ver exactamente o que Latios estava a ver. Normalmente não entra em contacto com humanos ou outros Pokémon e desaparece quando um inimigo está por perto. Forma manadas com vários membros e é normalmente encontrado perto de água. Latias é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Bola de Névoa.

->

Latios -> Mega Latios (Mega Pedra)

Latios é um Pokémon com um corpo semelhante a um pássaro, estilizado como um avião. O seu corpo flui lentamente para um pescoço grosso, dando-lhe uma aparência volumosa. Não tem pernas, flutuando normalmente. A maior parte do seu corpo é azul, com áreas brancas perto dos braços e uma risca branca nas costas que se estende até à cabeça. As asas em forma de avião a jacto situam-se no topo do dorso, enquanto duas barbatanas altas e recortadas apontam para trás. Um triângulo vermelho marca o centro do seu peito, enquanto uma máscara azul cobre parcialmente o seu rosto. As barbatanas longas e semelhantes a orelhas estendem-se das mandíbulas até à cabeça e os olhos são vermelhos. Tem braços de três dedos com uma cobertura azul no lado exterior dos braços inferiores. Latios é uma espécie exclusivamente masculina, com Latias sendo sua contraparte feminina. Como Mega Latios, as partes azuis de seu corpo mudam para roxo. Chifres crescem do lado de sua cabeça e correm ao longo de sua mandíbula. Perde as asas nas costas e asas semelhantes, mas maiores, prendem-se aos braços inferiores, normalmente mantidos numa posição nivelada. Formas triangulares marcam agora o ponto de avanço das suas asas em vez do seu peito. Latios tem uma natureza gentil e evita lutar sempre que possível. Ele pode voar mais rápido do que um jato se dobrar os braços. No quinto filme, Latios tinha a habilidade Sight Sharing (japonês: Dream Analysis) que permitia que Latias e as pessoas ao seu redor vissem exatamente o que Latios estava vendo. Oakley também mencionou que ele pode mudar de forma. Ele prefere Treinadores compassivos, aos quais abre seu coração. Latios usa telepatia para detectar locais e as emoções dos outros e pode entender a fala humana. Ele vive à beira da água. Latios é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Luster Purge.

->

Kyogre -> Primal Kyogre (Blue Orb)

Kyogre é um Pokémon enorme, parecido com uma baleia, com duas grandes barbatanas peitorais, cada uma com quatro unhas brancas em forma de quadrado. Tem um corpo azul profundo e uma zona do queixo branca com dois pequenos espigões salientes por baixo. Por cima de cada olho tem duas manchas brancas de forma oval. O Kyogre tem riscas vermelhas à volta do queixo, dos olhos, das barbatanas dorsais e do tronco. Estas riscas brilham quando Kyogre está cheio de poder. A cauda é esfarrapada, com quatro partes, sendo as internas menores que as externas. Seus olhos são pequenos, amarelos e sombreados de preto. O Kyogre Primordial mantém sua estrutura corporal geral, mas cresce mais que o dobro do tamanho de sua forma básica. A cor principal da sua pele torna-se num tom de azul mais escuro, as marcas vermelhas ao longo do corpo tornam-se azuis claras e os seus olhos brilham a amarelo com íris laranja e pupilas vermelho-alaranjadas. As marcas nas suas barbatanas peitorais mudam ligeiramente para formar símbolos a, que se ligam às suas unhas exteriores com marcas vermelhas a ligar as unhas interiores. Todas as partes da sua pele que eram brancas na sua forma básica tornam-se claras e translúcidas, com as grandes ovais na sua cabeça agora ligadas a marcas claras que se estendem da sua cauda até à sua testa, onde se forma outro símbolo a. As partes mais longas da cauda tornam-se mais compridas e ganham teias translúcidas, e as áreas entre as marcas da barbatana peitoral também se tornam claras. As partes translúcidas do seu corpo revelam estruturas semelhantes a órgãos que brilham com uma luz misteriosa; tem um grande 'órgão' no centro do seu corpo, dois mais pequenos alinhados com as grandes marcas ovais, e mais dois localizados nas suas barbatanas peitorais. No anime, diz-se que Primal Kyogre alargou os mares por uma grande margem simplesmente por dar um mergulho. O seu corpo tem a composição da água do mar e a sua pele brilha como a de uma safira. Diz-se que o Kyogre é um Pokémon poderoso, tendo controle sobre o elemento água e chuva. Diz-se que expandiu os mares e que é aclamado como um salvador para saciar as áreas do mundo afetadas pela seca. Kyogre é normalmente calmo e pacífico, mas se encontrar seu rival, Groudon, Kyogre entrá numa batalha cataclísmica contra ele. Na série Mystery Dungeon e na série principal, Kyogre é capaz de voar. Kyogre geralmente vive nas profundezas do oceano e diz-se que descansa numa fossa profunda. Kyogre é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Origin Pulse. Na Geração IX, Bica de água é também um dos seus movimentos característicos. Antes da Geração V, Drizzle era sua habilidade característica. Primal Kyogre é o único Pokémon conhecido como Mar Primordial como sua Habilidade.

->

Groudon -> Primal Groudon (Red Orb)

Groudon é um Pokémon maciço, bípede, semelhante a um dinossauro, coberto de placas vermelhas e segmentadas de pele espessa e resistente à lava que actuam como armadura. Tem uma parte inferior cinzenta e grandes espigões brancos que correm ao longo dos lados da sua cabeça, corpo e cauda. O Groudon tem quatro garras em cada mão, quatro lâminas semelhantes a escavadoras na extremidade da sua grande cauda e três garras em cada pé com marcas cinzentas debaixo dos pés. Ele também tem listras azuis dentro das costuras de sua armadura, que só podem ser vistas quando Groudon está brilhando com poder. Como Groudon Primal, sua aparência é semelhante à do Groudon, mas maior em tamanho. A cor da sua pele muda de vermelho escuro para carmesim profundo, com a parte de baixo, os espinhos e os dentes ficando pretos. As lâminas da sua cauda estão mais separadas umas das outras. O símbolo aparece agora nos seus braços. Os seus olhos, o interior da sua boca e as aberturas agora alargadas entre a sua armadura brilham a amarelo vivo, e as suas íris são agora vermelhas. A energia que preenche o Primal Groudon é derramada como magma, e ele queima com uma temperatura tão extrema que seu corpo está sempre brilhando com a névoa de seu calor. No anime, diz-se que o Groudon Primal cria novas terras a cada passo que dá. Groudon é um Pokémon imensamente poderoso, tendo a capacidade de invocar secas intensas e causar erupções vulcânicas. As secas que pode causar permitem-lhe evaporar água, enquanto as erupções vulcânicas que pode convocar lhe permitem criar terra. Dorme no subsolo em grandes câmaras de magma. Se ele encontrar seu rival, Kyogre, eles entrarão em uma batalha cataclísmica. O Groudon é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Lâminas de Precipício. Antes da Geração V, Seca era a sua Habilidade característica. Primal Groudon é o único Pokémon conhecido com a habilidade Terra Desolada.

->

Rayquaza -> Mega Rayquaza (Move Dragon Ascent)

Rayquaza é um Pokémon grande, verde e serpentino que também se assemelha a um míssil. Tem asas com pontas vermelhas, semelhantes a lemes, nos ombros e na parte inferior do corpo, e barbatanas com padrões semelhantes na ponta da cauda. Amarelo símbolos em forma de anel percorrem todo o comprimento do corpo de Rayquaza e ele tem um anel amarelo adicional no topo da cabeça. O Rayquaza tem dois membros com mãos de três garras e duas estruturas longas, planas e parecidas com chifres na cabeça, com dois chifres mais curtos ao longo da mandíbula. Tem olhos pequenos e amarelos com pupilas pretas, gengivas cor-de-rosa proeminentes e duas presas discerníveis no maxilar superior. Como Mega Rayquaza, seu corpo se torna mais longo e ganha mais características. Sua cabeça fica mais longa e o símbolo A aparece em sua testa. Os olhos de Rayquaza agora têm pupilas amarelas e íris vermelhas, e marcas pretas em forma de shichishito ficam atrás de seus olhos. Os seus lábios e dentes vermelhos tornam-se dourados, e as linhas douradas ligam-se às linhas dos seus chifres inferiores, que assumem uma forma triangular larga. Nas bordas externas de seus chifres inferiores há longas gavinhas douradas e brilhantes que se estendem até uma estrutura verde parecida com uma barbatana; essas gavinhas têm padrões de anéis que lembram muito as marcas amarelas que correm ao longo do comprimento da forma normal de Rayquaza. Quando em vôo, essas gavinhas dão ao Mega Rayquaza um perfil em forma de A. Seus dois chifres superiores se tornam mais longos com uma linha dourada correndo sobre eles em forma de V, e cada chifre superior tem outra gavinha brilhante que termina em uma forma circular com um espigão. Ao longo do corpo, há orbes douradas e brilhantes colocadas onde antes estavam os seus anéis. O queixo, parte do pescoço e partes do seu corpo serpentino são alterados para a cor preta. As barbatanas que correm ao longo do seu corpo estão agora marcadas com linhas douradas; as barbatanas da sua cauda tornam-se totalmente amarelas e substancialmente mais longas. Partículas fluem das longas gavinhas que se estendem de sua mandíbula saliente; essas partículas podem controlar a densidade e a umidade do ar, permitindo que Mega Rayquaza manipule o clima. A sua pele verde brilha com uma qualidade semelhante à esmeralda. Dentro do corpo de Rayquaza há um órgão que contém o mesmo poder de uma Mega Stone. Um cientista da Devon Corporation chamou esse órgão de órgão mikado (japonês: F). Ao consumir meteoróides enquanto voa pela estratosfera, o órgão mikado será preenchido com energia suficiente para permitir a Mega Evolução de Rayquaza. É capaz de acalmar os outros membros do Pokémon super-antigo, mesmo nas suas Formas Primárias. Diz-se que o Rayquaza viveu durante centenas de milhões de anos na camada de ozono, onde se alimenta de água e outras partículas. Rayquaza raramente é visto pelas pessoas; mesmo em vôo, sua aparência é indistinguível da de um meteoro. Rayquaza ataca os Minior na região de Alola. Rayquaza possui um dos poderes de ataque mais fortes de todos os Pokémon; pode facilmente invocar ciclones para subjugar os seus adversários. Rayquaza é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Subida do dragão.

->

Quarta Geração (Sinnoh)

Uxie

Uxie é um Pokémon pequeno, cinzento, parecido com uma fada, com duas caudas cinzentas, cada uma delas incrustada com uma gema vermelha. Uxie tem uma cara parcialmente amarela com outra gema vermelha incrustada na testa. A sua cabeça assemelha-se ligeiramente a um capacete ou a um cérebro humano. Uxie está sempre de olhos fechados, pois pode apagar a memória de quem vê seus olhos. Uxie é temido e respeitado por sua habilidade de apagar a memória de pessoas más. O espírito do Uxie pode deixar o seu corpo sem morrer, e regressar à vontade. Criou todo o conhecimento no universo Pokémon. Nomeadamente, quando Uxie surgiu pela primeira vez, os humanos ganharam o conhecimento necessário para resolver problemas e melhoraram a sua qualidade de vida. Em Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, é mostrado que Uxie pode criar uma ilusão. Também foi mostrado em The Needs of the Three! e The Battle Finale of Legend! que ele pode se teletransportar, assim como outros Pokémon e humanos. Embora seja muito tímido, Uxie atacará com força se ele ou os outros guardiões do lago forem ameaçados. Uxie tem sido referido como "O Ser do Conhecimento". Uxie e os outros guardiões do lago têm o poder de acalmar Dialga/Palkia se a divindade estiver enfurecida. Em Pokémon Legends: Arceus, Uxie é capaz de falar por telepatia. Uxie e os outros guardiões do lago são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Poder Místico.

Mesprit

Mesprit é um Pokémon pequeno, cinzento e parecido com uma fada. Tem duas caudas, cada uma com uma jóia vermelha incrustada nelas. Estas são, presumivelmente, duas das jóias que compõem a Cadeia Vermelha. Mesprit tem uma face parcialmente magenta com quatro apêndices longos e caídos e outra jóia vermelha incrustada em sua testa. O espírito do Mesprit pode deixar seu corpo sem morrer e retornar ao corpo à vontade. As lendas dizem que uma pessoa que o toque terá suas emoções completamente drenadas. O Mesprit era muito temido porque punia aqueles que o desrespeitavam; o Mesprit desorganizava as emoções. Diz-se que o Mesprit ensinou aos humanos a capacidade de sentir tristeza, dor e alegria. Foi mostrado em The Needs of the Three! e The Battle Finale of Legend! que ele pode teletransportar-se, assim como outros Pokémon e humanos. Embora brincalhão, é um pouco travesso. Mesprit é conhecido como O Ser da Emoção. Mesprit e os outros guardiões do lago têm o poder de acalmar Dialga/Palkia caso a divindade se enfureça. Em Pokémon Legends: Arceus, Mesprit mostra-se capaz de falar por telepatia. Mesprit e os outros guardiões do lago são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Poder Místico.

Azelf

Azelf é um Pokémon pequeno, cinzento-azulado, parecido com uma fada. Tem duas caudas, cada uma com uma jóia vermelha. Estas são, presumivelmente, duas das jóias que complementam a Cadeia Vermelha. Azelf tem um rosto parcialmente ciano com outra jóia vermelha incrustada em sua testa. Azelf tem uma cabeça em forma de cone com saliências parecidas com orelhas de elfo em cada lado. O espírito de Azelf pode deixar seu corpo sem morrer e pode retornar ao corpo à vontade. Ele dorme no fundo de um lago para preservar o equilíbrio do mundo. Pode controlar a vontade de um indivíduo ou entrar no corpo de um indivíduo. As lendas dizem que se Azelf for ferido, ele pode fazer com que os humanos percam toda a vontade dentro deles, tornando-os completamente imóveis por toda a eternidade. Azelf é muito temido por ter o poder de manipular a vontade dos inimigos em suas próprias marionetes. Foi mostrado em The Needs of the Three! e The Battle Finale of Legend! que ele pode se teletransportar, assim como outros Pokémon e humanos. Azelf pode ser muito cauteloso com pessoas e Pokémon. No entanto, se for ameaçado, revelará o seu lado ousado. Azelf tem sido referido como o Ser da Força de Vontade devido ao seu papel em dar aos humanos a determinação para enfrentar os desafios da vida. Azelf e os outros guardiões do lago têm o poder de acalmar Dialga/Palkia caso a divindade se enfureça. Em Pokémon Legends: Arceus, Azelf mostra-se capaz de falar por telepatia. Azelf e os outros guardiões do lago são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Poder Místico.

Dialga -> Origin Dialga (Adamant Crystal)

Dialga é um Pokémon azul-escuro, semelhante a um saurópode, com algumas porções metálicas cinzentas e riscas azuis claras. Tem uma placa torácica no seu torso, que tem um cristal azul profundo tipo diamante embutido no centro. Dialga tem uma estrutura semelhante a uma barbatana nas costas, três espinhos na parte de trás do pescoço e uma crista na cabeça, semelhante a um dinossauro. Também tem duas estruturas nos lados da cabeça que se estendem para fora e se assemelham a chifres e presas. Tem três garras em cada pé, com o mesmo aspeto metálico da sua placa peitoral. O corpo apresenta pequenas fendas. A estrutura em forma de barbatana nas costas pode ser usada para focar o fluxo do tempo, como visto em Explorers of Time, Darkness, and Sky. Em vez de andar de quatro, Dialga geralmente viaja por levitação. A Forma de Origem de Dialga é drasticamente diferente do aspeto saurópode habitual das suas outras Formas, sendo um híbrido entre ele, um dragão e um centauro, ao mesmo tempo que se assemelha ao seu criador, Arceus. As patas traseiras de Dialga tornam-se unguligráficas em forma e têm pontas pontiagudas em vez de pés. As patas dianteiras são visivelmente maiores, com três garras distintas em forma de losango na parte inferior. Mais acima, os joelhos da Dialga têm saliências rectangulares, longas e finas. A placa peitoral desapareceu; no entanto, tem uma forma poligonal semelhante no seu lugar. No pescoço de Dialga há uma forma grande que se projecta para a frente, juntamente com dois pares de saliências de cada lado, sendo o par superior maior e semelhante a painéis ou asas. No interior desta grande forma e das saliências em forma de asa, encontram-se cristais de diamante de cor azul profundo, inseridos em ranhuras em forma de diamante. Os três espinhos localizados na parte de trás do pescoço são mais longos e mais afiados. A cabeça da Dialga tem dois chifres finos em forma de seta que se estendem em direção ao topo e à parte de trás da cabeça, juntamente com chifres mais compridos em forma de presas ligados a uma máscara em forma de placa que cobre o maxilar inferior, que pode mudar de ângulo para revelar a boca. A máscara de placa também cobre parcialmente os chifres em forma de flecha nos lados. À volta do abdómen da Dialga existe uma cruz composta por quatro formas de seta ligadas a uma pequena roda, que faz lembrar a roda cruzada da Arceus. A placa em forma de barbatana na parte posterior de Dialga tem uma camada em forma de estrela no topo. A cauda é muito mais curta e em forma de cristal. No geral, todo o corpo de Dialga torna-se maior e quase completamente azul escuro. A crista, os chifres em forma de flecha, as saliências dos joelhos e a cruz do abdomen são azul-claros, enquanto as pontas da placa em forma de barbatana e os pés da Dialga são cinzento-escuros. A transformação de Dialga em sua Forma de Origem é desencadeada por uma luz radiante; ela também pode ser invocada usando o Cristal adamantino. Dialga tem o poder sobre o tempo: ele pode distorcer o tempo, seja acelerando-o, desacelerando-o ou parando-o completamente; ele também pode viajar através do tempo para visitar o passado, presente e futuro. Ele também tem o poder de destruir e criar o próprio tempo. No anime, os poderes temporais de Dialga possuem a capacidade de devolver qualquer coisa ou pessoa contra a sua vontade: Pokémon, humanos e plantas. Ele pode até reverter esses efeitos de devolução. Diz-se que o tempo começou a mover-se quando Dialga nasceu e continuará a fluir enquanto o coração de Dialga bater. Em sua Forma de Origem, Dialga pode até soltar meteoros e ondas de choque. Os cristais e os detalhes azuis claros no corpo de Dialga brilham intensamente quando ele usa seus poderes. Dialga tem o poder de criar um novo universo sozinho ou com Palkia. Como Dialga reside primariamente em uma dimensão diferente, seu comportamento é quase impossível de ser estudado. Na dimensão em que a Forma de Origem Dialga vive, diz-se que o tempo está constantemente a mover-se em diferentes direcções e velocidades. Tem sido demonstrado que é muito protetor do seu lar. Também tende a ter conflitos violentos com sua contraparte Palkia. Dialga era reverenciado como uma divindade nos mitos de Sinnoh; no passado, era adorado pelo Clã Diamante, que se referia a ele como 'todo-poderoso de Sinnoh'. Dialga é capaz de falar por telepatia, como visto quando se comunica através do líder do Clã Diamante, Adaman. Dialga e Palkia podem controlar e espalhar as distorções espaço-temporais causadas por Giratina, que criam Pokémon alfa e fazem com que os Pokémon Nobres fiquem furiosos. Dialga é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Roar do Tempo. Dialga pode usar o Roar do Tempo para distorcer o próprio tempo quando o movimento gera energia suficiente. O movimento também pode ser carregado numa versão mais poderosa enquanto o Pokémon está na sua Forma de Origem, como se vê na batalha de bosses em Pokémon Legends: Arceus.

->

Palkia -> Origin Palkia (Lustrous Core)

Palkia é um Pokémon roxo-claro, semelhante a um terópode, com riscas e marcas de um tom mais escuro e axilas e cintura cinzentas. Tem placas redondas com riscas púrpura na zona dos ombros, onde se encontram dois cristais rosa tipo pérola incrustados com um aro cinzento a rodeá-los, e asas tipo barbatana nas costas. Os braços de Palkia têm formações estendidas que lembram manoplas e uma faixa roxa ao redor de cada pulso. Palkia tem um pescoço longo que normalmente é dobrado, uma crista branca e pontiaguda no topo da cabeça que se estende até as asas, duas presas fortes como chifres nas laterais da mandíbula e uma cauda poderosa. Tem fendas ligeiras ao longo das pernas e da cauda. Como visto em Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, Palkia é capaz de viajar criando uma grande esfera amarela a partir das suas duas pérolas, usando-a depois para voar muito depressa. Em sua Forma Origem, que dizem ser sua verdadeira forma, a aparência de Palkia muda drasticamente em relação a sua outra Forma semelhante a um terópode, assumindo uma aparência híbrida de centauro e dragão, enquanto se assemelha a seu criador, Arceus. O corpo principal torna-se maior e rosa acinzentado, com acentos cinzentos claros nas pontas das asas e pernas, juntamente com vários acentos roxos escuros. As suas placas dos ombros são maiores e parecem ser feitas dos mesmos cristais tipo pérola que as incrustadas no centro, com seis saliências rectangulares roxas escuras à sua volta. A sua metade inferior torna-se maior e assemelha-se à de um cavalo. Os braços de Palkia transformam-se em patas dianteiras, com cascos, saliências nos joelhos e espigões rectangulares na parte superior das patas dianteiras, semelhantes aos braços das outras Formas. As pernas traseiras também ganham cascos, com calcanhares na parte de trás do pé, e são dobradas de tal forma que permitem que Palkia fique de pé sobre suas duas pernas traseiras. A cauda torna-se mais curta e divide-se em cinco. No centro do abdómen de Palkia há uma estrutura que consiste em duas formas circulares roxas escuras conectadas a dois círculos da mesma cor, lembrando a roda em forma de cruz de Arceus. O pescoço e as marcas na parte inferior do corpo de Palkia tornam-se mais curtos. A crista pontiaguda no seu pescoço torna-se mais alta e mais comprida. O maxilar inferior fica coberto por uma máscara em forma de placa, com vários espigões: um à frente, um par que se estende até à base do maxilar e dois pares de cada lado que se estendem para trás. A máscara em forma de placa pode ser baixada para revelar a sua boca quando ruge ou usa ataques. Acredita-se que a Forma de Origem de Palkia se assemelha a Arceus como uma estratégia para ganhar seu poder. A transformação de Palkia em sua Forma de Origem pode ser acionada usando o Globo Lustroso. Palkia tem o poder sobre o espaço: ela pode deformar o espaço, viajar para lugares distantes ou outras dimensões, conectar dimensões através de portais dimensionais como visto no anime (além de desfazer seus efeitos), e destruir o próprio espaço. Foi dito que Palkia pode criar realidades alternativas também. Diz-se que o espaço que Palkia controla se torna mais estável a cada respiração sua. Na sua Forma de Origem, Palkia pode andar de quatro e voar, e soltar meteoros e ondas de choque. Os cristais e os detalhes roxos no corpo de Palkia brilham intensamente quando ela usa seus poderes. Palkia tem o poder de criar um novo universo por si só ou com Dialga. Palkia vive em uma dimensão espacial, tornando seu comportamento quase impossível de ser estudado. Diz-se que a dimensão da Forma de Origem Palkia vive em pedaços como fitas; no entanto, ela é conhecida por ser muito protetora de seu lar. Palkia tem sido vista em conflitos violentos com sua contraparte Dialga. Palkia era temida como uma divindade nos mitos de Sinnoh; no passado, ela era adorada pelo Clã Pérola, que se referia a ela como a 'toda-poderosa de Sinnoh'. Palkia é capaz de falar por telepatia, como visto quando se comunica através da líder do Clã Pérola, Irida. Palkia e Dialga podem controlar e espalhar as distorções espaço-temporais causadas por Giratina, que criam Pokémon alfa e fazem com que os Pokémon Nobres fiquem furiosos. Palkia é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Renda Espacial. O Palkia pode usar a Renda Espacial para despedaçar o seu adversário e o espaço à sua volta ao mesmo tempo, deformando tudo o que atinge. O movimento também pode ser carregado numa versão mais poderosa enquanto o Pokémon está na sua Forma de Origem, como mostrado na batalha de bosses em Pokémon Legends: Arceus.

->

Heatran

Heatran é um Pokémon quadrúpede, castanho-avermelhado. Está salpicado de manchas cor-de-laranja e cinzentas, e tem pulseiras de metal presas nas pernas. As suas quatro garras em cada um dos seus pés estão em formação de cruz. Heatran tem a parte de baixo cinzenta, e a sua cara está coberta por uma máscara de ferro, com os olhos vermelho-alaranjados descobertos. Os seus olhos parecem permanecer abertos mesmo quando está a dormir. Sempre que é visto com a boca aberta, um brilho laranja emana do seu interior. Devido ao seu intenso calor corporal, algumas partes do seu corpo derretem ligeiramente. O sangue fervente, semelhante a magma, circula pelo seu corpo. Embora seu corpo seja de aço resistente, ele derrete parcialmente devido ao calor do próprio Heatran. Heatran é um guardião feroz. Sem o poder da Pedra Magma, Heatran ficaria furioso e causaria a erupção da cratera vulcânica onde mora. As garras de Heatran permitem-lhe escavar paredes profundas, e os seus pés permitem-lhe aderir a uma superfície, pelo que pode pendurar-se e trepar a paredes e tectos. De acordo com as lendas, Heatran teria sido criado a partir do magma escondido sob o Monte Coronet. Diz-se que o corpo de Heatran guarda muitos mistérios não resolvidos. Heatran tem a habilidade de formar um escudo ao redor de si mesmo para se proteger de danos. Heatran é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Tempestade Magma.

Regigigas

Regigigas é um Pokémon grande, branco e semelhante a um golem. Tem grandes faixas amarelas nos ombros e nos pulsos, e uma secção amarela inclinada no peito que parece ser a cabeça. Esta secção contém sete "olhos" circulares pretos dispostos num padrão específico. O padrão é a forma de Regigigas mostrar a sua raiva; os seus olhos brilham a vermelho quando é provocado. Tem seis manchas à parte dos olhos, que parecem ser pedras preciosas. Essas pedras parecem representar os três titās lendários originais, com gemas vermelhas representando Regirock, gemas azuis indicando Regice e gemas prateadas representando Registeel. Regigigas tem braços longos, com três dedos brancos semelhantes aos humanos, e pernas curtas. O seu corpo está coberto de riscas pretas, e tem grandes arbustos de musgo a crescer nas costas e nos pés. Regigigas é um artesão habilidoso. Ele criou golems a partir de objetos inanimados e energias elementais à sua imagem, trazendo-os à vida. Regigigas também é capaz de controlar esses titãs lendários, mesmo que eles já pertençam a um Treinador diferente. Ele também pode sobreviver a condições extremas, pois é capaz de trabalhar com as temperaturas de ebulição do magma e do gelo gelado (-328 °F / -200 °C). Quando o Regigigas é perturbado do seu sono, fica furioso e dispara poderosos feixes de energia. No entanto, quando faz amizade com alguém, ele fica calmo e gentil, como visto em Pilares da Amizade! De acordo com a lenda de Sinnoh, a força de Regigigas permite que ele mova continentes. O Regigigas é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Crush Grip. Antes da Geração IX, o Arranque Lento era a sua Habilidade característica.

Giratina -> Giratina Origin (Griseous Orb)

Giratina é um Pokémon grande, cinzento e dracónico com três meias argolas douradas de cada lado do seu longo pescoço. A sua cabeça tem um objeto dourado em forma de coroa com dois grandes chifres a apontar para o lado. Uma grossa risca preta corre verticalmente ao longo da sua frente com cinco riscas horizontais vermelhas. Na sua Forma Alterada, tem duas grandes asas fantasmagóricas pretas com três pontas vermelhas em cada uma, que podem assemelhar-se a garras. Estas asas podem mudar de forma como se fossem feitas de um líquido ou gás. As suas seis patas são grossas e têm garras douradas. Dois meios-círculos dourados, semelhantes aos do pescoço, encontram-se de cada lado de cada pata, parecendo grilhetas. Tem uma cauda. O Giratina mantém-se na Forma Alterada quando está fora da sua dimensão natal. Geralmente move-se levitando no ar, em vez de andar sobre as suas seis patas. Na sua forma original, assume um aspeto serpentino. As suas pernas estão reduzidas a espigões com pontas douradas, e quatro espigões dourados adicionais aparecem perto da extremidade da sua cauda. Na Forma de Origem, os seis semi-anéis dourados podem agarrar objectos. As pontas traseiras de cada meio-anel têm uma gavinha preta fantasmagórica com um espigão vermelho na ponta. Os chifres na cabeça estão agora virados para trás. Os lados da 'coroa' dourada cobrem a boca e separam-se verticalmente como a mandíbula de um inseto quando abre a boca. A faixa preta vertical está dividida em pedaços e corre ao longo do corpo. O Giratina só pode estar na sua Forma de Origem quando estiver no seu lar, o Mundo da Distorção, ou quando estiver a segurar uma Orbita Grisalha ou Núcleo grisalho. Giratina também pode manter sua Forma de Origem no mundo real sem itens, caso obtenha uma quantidade suficiente de poder, o suficiente para ser potencialmente igual a Arceus. Giratina está em seu poder máximo quando está na Forma de Origem, e é sempre levitado neste estado. Diz-se que a Forma de Origem de Giratina é a verdadeira forma de Giratina, capaz de viajar e controlar dimensões para além das do tempo e do espaço. Quando em sua Forma de Origem, ele pode atravessar dimensões à vontade, porém, ele voltará à sua Forma Alterada devido à mudança de gravidade do Mundo da Distorção. Giratina tem o poder de se transformar numa sombra e de fundir o Mundo da Distorção com o mundo Pokémon, como se viu durante os eventos de Pilar de lanças. No entanto, isto tem o perigoso efeito secundário de o distorcer até ao risco de ser destruído. O Giratina é um Pokémon altamente agressivo e territorial que protege a sua casa. As lendas afirmam que o Giratina aparece em cemitérios e que supostamente vive num mundo no lado oposto do mundo Pokémon. Também se diz que Giratina aparece em cemitérios antigos. Como visto em Pokémon Legends: Arceus, Giratina tem o poder de abrir um buraco na realidade, criando uma distorção espaço-temporal e deixando Dialga e Palkia furiosos. A fenda é capaz de criar os Pokémon Alfa e de levar os Pokémon Nobres a estados de Senhor/ Senhora furiosos. Diz-se que Giratina é igual em força a Dialga e Palkia. Giratina foi banido por Arceus por seu comportamento violento, embora no anime, ele se mostre mais gentil quando na presença de humanos. A certa altura, Giratina guardou rancor contra o seu criador Arceus e estava disposto a enfrentá-lo, embora anos mais tarde se tornasse um protetor do mundo. Devido à sua natureza violenta, a história de Giratina foi encoberta devido ao medo dos povos antigos. Diz-se que Giratina observou o mundo real silenciosamente enquanto estava na sua dimensão natal. O anime revela que Giratina também pode abrir portais através de qualquer coisa que reflicta. O papel do Giratina é manter os dois mundos em equilíbrio. Giratina também tinha muitos títulos diferentes; Pokémon banido, sombra de Arceus, o Pokémon das Sombras, e estar do outro lado do nosso mundo. Giratina é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Gerações IV e V ao subir de nível, o que lhe dá a capacidade de ficar temporariamente invisível.

->

Cresselia

Cresselia é um Pokémon que tem um corpo azul, semelhante a um cisne, com uma parte inferior amarela. Tem olhos cor-de-rosa, um tufo redondo cor-de-rosa escuro na cabeça e um focinho pontiagudo em forma de bico. Tem ornamentos amarelos em forma de crescente nos lados da cabeça que se fundem na parte de trás. Tem uma protuberância pontiaguda, semelhante a uma cauda, na sua parte traseira. A Cresselia tem asas brilhantes, cor-de-rosa, em forma de anel, nos lados e no dorso. As asas dos lados são rosa escuro sólido, enquanto a asa do dorso é maior e consiste em três tons de rosa. Estas asas, especialmente a asa de trás, libertam partículas brilhantes e ondulam maravilhosamente à volta do quarto de lua. Tem saliências em forma de patas que repousam no peito. Devido à sua aparência, diz-se que a Cresselia se assemelha a uma lua crescente e à mulher que fez a Via Láctea. A Cresselia tem o poder de dissipar pesadelos, e diz-se que segurar uma de suas penas traz sonhos felizes. Ela também é ótima em técnicas de recuperação e cura. A Cresselia pode soltar esporos no ar para confundir os oponentes e, ao mesmo tempo, formar um escudo para se defender. A sua relação com o seu homólogo, Darkrai, pode variar entre indivíduos e cânones, sendo alguns antagónicos, como se pode ver em Sleepless In Pre-Battle! e Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time, Darkness, and Sky, ou cooperativos, como visto em Nightfall? Nightmares! e A Midsummer Nights Light! Ele tende a residir em uma ilha ou montanha que tenha um Darkrai por perto para ficar de olho nele. A Cresselia é uma espécie exclusivamente feminina. Cresselia é o único Pokémon conhecido capaz de aprender os movimentos Dança Lunar e Bênção Lunar.

Quinta Geração (Unova)

Cobalion

Cobalion é um Pokémon quadrúpede que possui traços de veados e cabras. Está coberto de pêlo azul-água e tem cornos amarelos recortados com uma forma semelhante à dos raios. O seu focinho é de um azul mais claro do que o resto do pêlo, e tem uma mancha preta que vai do nariz até à nuca. No pescoço comprido e nas patas traseiras, há pequenas manchas cinzentas. Tem um tufo de pêlo branco debaixo do pescoço, semelhante a uma gravata. Nas suas omoplatas há saliências amarelas que se assemelham a barbatanas. A sua cauda assemelha-se a estas saliências, mas da mesma cor que o focinho. As pernas do Cobalion têm faixas pretas com pêlo mais claro por baixo e grandes cascos pretos. Cobalion tem um comportamento calmo, mas não gosta de humanos. Em tempos, lutou contra pessoas para proteger Pokémon. O seu brilho pode fazer com que até um Pokémon indisciplinado lhe obedeça. Diz-se que o Cobalion tem o ar de um líder desde o seu nascimento. O Cobalion é capaz de acalmar até o mais feroz dos inimigos. Na Geração V, a Espada Sagrada era seu movimento característico.

Terrakion

Terrakion è um Pokémon bovino, quadrupede. Iem uma testa preta e arredondada adornada com dois chifres castanhos afiados que se curvam para a frente. A sua cara é bege com olhos cor-de-laranja e um focinho curto. No cimo da cabeça tem vários espigões curtos. No dorso, há duas cristas castanhas que se juntam logo a seguir aos ombros. Nos ombros, há duas saliências cor-de-laranja. As faixas à volta das patas são da mesma cor que a cara, e tem cascos pretos por baixo dessas faixas. A parte inferior das patas é listada de bege. Tem uma cauda curta e atarracada. Terrakion lutou ao lado das outras Espadas da Justiça durante uma guerra com os humanos para proteger os Pokémon. Diz-se que o Terrakion possui um poder fenomenal, capaz de destruir as paredes de um castelo com um so golpe. Se um Pokémon pequeno for intimidado por alguém ou alguma coisa, Terrakion esmaga-o sem piedade. Na Geração V, Sacred Sword era o seu movimento característico.

Virizion

Virizion é um Pokémon quadrúpede, parecido com um veado ou antílope, que é principalmente verde. Nos lados da cabeça tem chifres compridos que terminam em pontas enroladas e sem brilho. Tem um focinho pontiagudo com uma mancha preta que vai do nariz até à parte de trás da cabeça. A face, as patas traseiras e a parte inferior são brancas. O pescoço tem uma folha de ponta rosada de cada lado e tufos de folhas nos ombros. No dorso, há tufos de pêlo pontiagudos que formam uma cauda de comprimento médio. A parte inferior das patas assemelha-se a botas até ao joelho, com reflexos cor-de-rosa nos joelhos, e tem cascos pretos. Tal como as outras Espadas da Justiça, Virizion lutou contra os humanos para proteger os Pokémon. Virizion ataca os seus oponentes, primeiro dardejando à volta deles com a velocidade de um remoinho, antes de usar os seus chifres para os cortar rapidamente. Os chifres são tão afiados quanto lâminas. Na Geração V, Espada Sagrada era seu movimento característico.

Tornadus -> Therian Tornadus (Reveal Glass)

Em Incarnate Forme, Tornadus é um Pokémon humanoide verde e musculado, que se assemelha a um génio. É uma espécie exclusivamente masculina e não tem fêmea. Na sua testa tem dois cornos roxos, longos e afiados. Tornadus tem cabelo branco, ondulado e esvoaçante, um bigode branco pontiagudo e duas orelhas verdes pontiagudas de cada lado da cabeça. Os seus olhos são amarelos com íris brancas e sem pupilas visíveis. A parte da frente do corpo de Tornadus está coberta por várias manchas roxas de forma irregular. O seu peito largo é constituído por dois peitorais unidos em forma de diamante, os ombros e os cotovelos são adornados com formas de magatama e no topo do umbigo há uma lágrima, tudo de cor púrpura. Tem dois braços musculados e malhados, com cinco dedos em cada mão. A parte inferior do corpo é constituída por uma nuvem que se arrasta, com uma cauda longa e ondulante de cor púrpura, com uma ponta em forma de remoinho. Ao longo do comprimento da cauda, Tornadus tem várias estruturas espirais. São de cor caqui claro e seguem a mesma direção que a ponta da cauda. Na Forma Therian, Tornadus é um Pokémon grande, verde, bípede, de pescoço comprido e semelhante a um pássaro. Agora não tem orelhas visíveis e os chifres na sua testa tornaram-se mais finos e em forma de crista. O cabelo do Tornadus também tem agora a forma de uma crista e a direção do seu remoinho de cabelo está invertida. O estilo do seu cabelo é agora mais descontraído, escorrendo orgulhosamente pelo seu longo pescoço. O bigode de Tornadus tem agora um aspeto mais parecido com um bico, inchando nas extremidades como uma plumagem grosseira contra as suas bochechas. Os seus olhos continuam amarelos, mas com íris maiores e sem pupilas visíveis. O peito está agora mais cheio, mas mantém-se praticamente inalterado, enquanto o umbigo está agora adornado com uma gema vermelha. Os braços de Tornadus transformaram-se em grandes asas de penas, cada uma com polegares e cinco grandes penas primárias de ponta roxa. Tem duas pernas fortes e garras afiadas, cada uma com três garras roxas afiadas e uma garra de orvalho. A cauda de Tornadus permanece praticamente inalterada, embora pareça menos curvada do que antes. Na parte inferior das costas, tem um grande penacho em forma de nuvem. O Tornadus pode viajar a uma velocidade de 320 quilómetros por hora. Também pode provocar tempestades geladas com a sua cauda e é capaz de destruir casas. Isto também tem o efeito de mudar as estações do ano. O Tornadus é temido e desprezado pela população e pelos agricultores devido à destruição que provoca com os seus ferozes vendavais quando se desencadeia. Também entra em confrontos violentos com Thundurus quando os dois se encontram, tendo lutado contra os seus irmãos desde o início dos tempos. Tem sido observado a viajar pelos oceanos na sua forma Therian. O Tornadus pode desencadear mini redemoinhos e rodear-se de um escudo de nuvens para se proteger. Tornadus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Tempestade de vento de fumaça.

->

Thundurus -> Therian Thundurus (Reveal Glass)

Em Incarnate Forme, Thundurus é um Pokémon humanoide azul e musculado, que se assemelha a um génio. É uma espécie exclusivamente masculina e não tem fêmea. Na sua cabeça tem um único corno roxo, longo e afiado. O Thundurus tem cabelo branco, em ziguezague e saliente, um bigode branco pontiagudo e duas orelhas azuis pontiagudas de cada lado da cabeça. Os seus olhos são amarelos com íris brancas e sem pupilas visíveis. A parte da frente do corpo do Thundurus está coberta de várias manchas roxas de forma irregular. O seu peito largo é constituído por dois peitorais unidos em forma de diamante, os ombros e os cotovelos são adornados com formas de magatama e no topo do umbigo há uma lágrima, tudo de cor púrpura. Tem dois braços musculados e malhados, com cinco dedos em cada mão. A parte inferior do corpo é constituída por uma nuvem que se arrasta, com uma cauda grossa, longa, ondulante e roxa, semelhante a um cabo. O Thundurus tem seis estruturas em forma de bola que a sua cauda atravessa em intervalos, como nós num cordão. São de cor cinzenta escura e cada uma tem um espigão longo e afiado de um lado. Na Forma Therian, Thundurus é um Pokémon grande, azul, elegante, bípede, semelhante a uma cobra ou a um dragão. O chifre na sua cabeça é agora mais grosso e estende-se mais para fora, enquanto as suas orelhas se tornam mais pontiagudas e presas para trás. O cabelo do Thundurus permanece o mesmo; o bigode assume agora um focinho mais levantado e uma aparência de serpente com presas, com duas mechas curvas que fluem para trás e passam pelas orelhas. Os olhos continuam amarelos, mas com íris maiores sem pupilas visíveis. O seu peito permanece largo e inalterado, enquanto o seu umbigo é adornado com uma gema azul. Os braços do Thundurus perderam muito do seu volume muscular e são agora mais finos. Tem duas mãos em forma de pata, cada uma coberta por uma penugem semelhante a uma nuvem e com três dedos em forma de garra. A metade inferior púrpura do Thundurus é muito mais pequena do que a parte superior do corpo e é constituída pelas duas patas traseiras e pela cauda. Os seus pés são alongados, com três dedos curvados para baixo e garras. A cauda do Thundurus também se mantém praticamente inalterada, embora seja mais grossa na base e vá diminuindo, tornando-se mais fina em direção à ponta. 0 Thundurus pode disparar raios da sua cauda. Usa estes relâmpagos para aniquilar os seus adversários até ao nada. É conhecido por não ser apreciado e ser temido pelas pessoas e pelos agricultores devido aos seus ataques destrutivos que incluem tempestades ferozes. Tende a causar incêndios florestais sempre que voa por aí a disparar relâmpagos. Os relâmpagos do Thundurus podem enriquecer o solo de qualquer terreno que atinja. Qualquer área visitada por Thundurus é marcada por restos carbonizados de áreas que ele destruiu. O Thundurus é conhecido por entrar em conflitos violentos com o Tornadus desde o início dos tempos. Thundurus pode mover-se tão rápido que pode materializar-se sem aviso. O Thundurus pode desencadear mini tempestades e rodear-se de um escudo de nuvens para se proteger. Thundurus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Tempestade de Raios Selvagens.

->

Reshiram

Reshiram é um Pokémon branco, bípede, com traços dracónicos, aviários e mamíferos. Uma juba longa e volumosa sai da parte de cima do focinho e da cabeça. O topo desta juba é adornado com duas protuberâncias, que se assemelham a orelhas. O rosto de Reshiram é franjado com traços pontiagudos e tem uma pequena extensão pontiaguda abaixo do queixo. Os seus olhos têm íris azuis e pupilas pretas. Tem dois pares de dentes pontiagudos visíveis quando a boca está aberta, um no maxilar superior e outro no inferior. Reshiram tem um pescoço comprido e esguio, com uma protuberância felpuda, semelhante a um colarinho, que sobressai de duas faixas cinzentas, semelhantes a vidro, para o pescoço. Os seus braços começam esguios e semelhantes a braços, mas depois alargam-se para uma aparência mais semelhante a asas, ostentando quatro garras que se assemelham a mãos na extremidade dianteira. Há placas na parte de trás das 'mãos' de Reshiram, que têm uma cor semelhante à dos anéis do pescoço. Reshiram tem uma caraterística emplumada ou peluda no peito, com a parte inferior projetando-se para fora até um ponto. Longas protuberâncias semelhantes a penas sobressaem das coxas. Em seus pés há grandes garras cinzentas, três na frente e uma posicionada atrás, parecendo saltos altos. A cauda de Reshiram é uma massa de plumas e extensões em forma de fita, cercada por duas faixas grandes, semelhantes às que ficam em volta do pescoço. Quando suas emoções aumentam, ele entra no modo Overdrive e sua cauda se ilumina com um brilho ardente. O Reshiram tem uma cauda semelhante a um motor a jato, que utiliza para se acelerar quando voa a alta velocidade. Ele pode enviar chamas de sua cauda para o ar para incinerar tudo ao seu redor. Ao fazer voar a sua cauda, Reshiram é capaz de mover a atmosfera do mundo e mudar o clima. Este gerador de cauda também é ativado quando influenciado por Parafuso de fusão ou Bolt Strike, que por sua vez activam o Reshiram do Fusion Flare ou Azul Flare, os seus movimentos característicos. Na mitologia de Unova, Reshiram ficou do lado do irmão mais velho que buscava a verdade. Como resultado, ele acredita firmemente na verdade. De acordo com um mito, diz-se que Reshiram queima reinos de pessoas que ignoram a verdade por serem consumidas pela ganância. Reshiram é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Azul Flare ao subir de nível. Reshiram e Branco Kyurem são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Fusion Flare ao subir de nível.

Zekrom

Zekrom é um Pokémon preto, bípede, que se assemelha a um dragão ou dinossauro, com manchas escuras em várias partes do seu corpo. Tem escleras vermelhas, íris brancas e pupilas pretas, bem como uma pequena protuberância em forma de chifre na ponta do focinho. A cabeça apresenta uma crista em forma de nuvem de trovão com uma coloração azul clara. Quando a boca está aberta, são visíveis seis pares de dentes pontiagudos, dois no maxilar superior e quatro no inferior. Na base do pescoço há um elemento preto, semelhante a uma cavilha, e no topo dos ombros há elementos semelhantes, maiores, que se assemelham a uma armadura. As bases das suas asas também têm esse tipo de acolchoamento, e uma forma de membrana, espalhada e aparentemente em forma de teia, com um pequeno "espigão de asa" numa das extremidades. A parte inferior dos braços de Zekrom se estende em formações espalmadas, aparentemente com membranas, um pouco parecidas com luvas de beisebol, com três garras e mãos de cor escura na parte inferior. A parte da frente da cintura do Zekrom é preta, e a barriga e as coxas têm estrias finas ao longo do comprimento. Os joelhos são pretos, assim como a parte da frente dos pés com três garras e calcanhares pontiagudos. Quando suas emoções afloram, ele entra no modo Overdrive e sua cauda se ilumina com uma luz azul. A cauda de Zekrom consiste em uma formação grande, redonda, cônica e pontiaguda, semelhante a um gerador de eletricidade, com uma parte interna preta e faixas na ponta da parte externa. Essa cauda produz energia para seus ataques e emite um campo anti-gravitacional, permitindo que Zekrom voe pelo ar com efeitos mínimos de resistência aerodinâmica e gravidade. Este gerador de cauda também é activado quando influenciado por Fusion Flare ou Blue Flare, que por sua vez activam o Zekrom, o seu Fusion Bolt ou Bolt Strike, os seus movimentos característicos. Ele pode causar várias tempestades em uma área, e normalmente se esconde em nuvens de trovoadas. Diz-se que Zekrom tem o poder de destruir o mundo. Em um mito de Unovan sobre os heróis gêmeos, Zekrom ficou do lado do irmão mais novo que buscava ideais. De acordo com um mito, Zekrom usa seu raio para aniquilar reinos de pessoas que perderam a retidão em seus corações. É uma espécie de género desconhecido. Zekrom é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Bolt Strike ao subir de nível. O Zekrom e o Kyurem Preto são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Parafuso de Fusão ao subir de nível.

Landorus -> Therian Landorus (Reveal Glass)

Em Incarnate Forme, Landorus é um Pokémon humanoide laranja e musculado, que se assemelha a um génio. É uma espécie exclusivamente masculina e não tem fêmea. Na sua testa há três cornos cor-de-rosa afiados, dispostos num ligeiro arco para cima. O Landorus tem cabelo branco em forma de tronco curto no cimo da cabeça, um bigode branco recortado e duas orelhas cor de laranja pontiagudas de cada lado da cabeça. Os seus olhos são amarelos com íris brancas e sem pupilas visíveis. A parte da frente do corpo do Landorus está coberta de manchas cor-de-rosa escuras, a maior parte delas com a forma de diamantes, seixos e magatamas. O seu peito largo é constituído por dois peitorais unidos em forma de diamante, os seus ombros e cotovelos estão adornados com formas de magatama e no topo do seu umbigo há uma lágrima, tudo cor-de-rosa escuro. Tem dois braços musculados e malhados, com cinco dedos em cada mão. A parte inferior do corpo é constituída por uma nuvem que se arrasta, com uma longa cauda castanha em forma de ramo ou raiz. A cauda do Landorus tem várias protuberâncias planas ao longo da sua extensão, cada uma delas pintada de cor-de-rosa escuro na superfície da borda. Em Therian Forme, Landorus é um Pokémon laranja, magro, quadrúpede com características felinas. Os chifres na sua cabeça são agora mais finos e estão dispostos mais próximos uns dos outros num arco para baixo. Embora o seu cabelo permaneça o mesmo, o seu bigode tem agora uma aparência mais parecida com uma boca com presas, curvando-se à volta da sua cabeça até atrás das suas orelhas, que se tornaram mais pequenas e redondas. Os olhos continuam amarelos, mas com íris maiores e sem pupilas visíveis. O peito permanece largo e inalterado, enquanto o umbigo é adornado com uma gema bege. O dorso e a parte inferior das pernas de Landorus são riscados de rosa escuro, e os seus bíceps e tríceps são adornados com desenhos de magatama rosa escuro. Tem quatro patas cobertas de nuvens, cada uma com três garras afiadas cor-de-rosa escuro. A cauda mantém-se praticamente inalterada. O Landorus é considerado o 'Guardião dos Campos', devido ao facto de ajudar as colheitas a crescer. Em Hisui, tinha o título de deus dos campos por ter trazido vida à região juntamente com Enamorus. A sua cauda faz com que o solo ganhe nutrição. A energia da cauda é criada pela combinação de relâmpagos e vento. Também pode criar poderosas tempestades de areia nas poucas ocasiões em que luta. Landorus parece viver sobre os céus. Às vezes ele pára no Santuário abundante na região de Unova ou na região de Hisui, mas somente quando Tornadus e Thundurus estão no mesmo lugar. Landorus também pode parar e acalmar as duas Forças de Nature sempre que as duas lutam ou causam destruição, sendo por isso referido pelo povo agradecido como 'Grande Landorus'. Ele também é conhecido como o deus dos campos por trazer colheitas abundantes na Forma Therian sempre que aparece, geralmente depois de parar Tornadus e Thundurus. Pode percorrer toda uma região como Hisui em apenas algumas horas. Landorus pode desencadear mini redemoinhos de areia e rodear-se de um escudo de nuvens para se proteger. Landorus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Tempestade de areia.

->

Kyurem White <- Kyurem -> Kyurem Black (DNA Splicers)

Kyurem é um Pokémon cinzento e azul, bípede, de base indefinível mas aparentemente dracónica. Kyurem tem cabeça e focinho azuis e olhos amarelos sem pupilas, tem um par de chifres pontiagudos azulados na cabeça e uma crista amarela no crânio. Três dentes pontiagudos sobressaem da base de cada um dos lados das mandíbulas, que estão fechadas pelo gelo que cobre a cabeça. O seu pescoço comprido e cinzento tem linhas que percorrem todo o corpo, pernas, braços e cauda. Tem dois braços, cada um com a sua própria garra, e cada braço está ligado às suas asas azuis de forma estranha, que se crê serem usadas para voar e armazenar ar frio. Cada asa tem dois espigões de gelo. O gelo que cobre as asas pode quebrar-se, revelando apêndices cinzentos semelhantes a gavinhas nas costas de Kyurem. O lado direito do seu corpo parece estar danificado de alguma forma, uma vez que a asa e o corno da cabeça desse lado são mais curtos; o lado direito da sua cabeça também tem uma borda pontiaguda perto da dobradiça da mandíbula que não existe no lado esquerdo. As suas patas são um pouco delgadas e têm três garras afiadas em forma de gelo em cada pé enorme. A cauda tem três espigões cónicos azuis na ponta e parece ser uma espécie de dispositivo de propulsão ou um contentor de energia; não se sabe exatamente em que se baseia, mas pode ser uma turbina danificada. Kyurem tem duas formas alternativas, Branco Kyurem e Preto Kyurem, que são formadas pela combinação com Reshiram e Zekrom, respetivamente, e compartilham muitos aspectos de seus designs com eles. Ele pode usar Absofusão em suas respectivas Pedras do Dragão para se transformar em Branco ou Preto Kyurem. A razão para isso se deve ao fato de Kyurem reter o gene dos outros dragões que permite essa fusão. Quando se transforma em qualquer um deles, as suas pernas são como antes, mas mais curtas e o dedo médio transforma-se em gelo. Tal como o Branco Kyurem, tem alguns pormenores extra gelados nas pernas. Sua cauda é parecida com a de Reshiram ou Zekrom, mas são presas ao corpo com três partes cinzentas da pele. A cauda é capaz de se mover e contém quatro orifícios: eles são horizontais no Branco Kyurem e verticais no Preto Kyurem. Os torsos de cada forma são semelhantes, mas o torso de Branco Kyurem é mais fino do que o torso volumoso de Preto Kyurem. Seus ombros são cobertos por 'quadrados' de gelo com dois pinos saindo de cada um, que podem sair e se 'encaixar' nos buracos mencionados acima. Como Branco Kyurem, ele tem braços finos com dois anéis três garras cada, asas entre os anéis em seus antebraços, e seu braço direito e asa estão congelados. Como Preto Kyurem, tem os braços de Zekrom, mas mais musculados e sem asas, e o seu braço e asa esquerdos estão congelados. O seu pescoço tem a mesma forma, mas torna-se vertical; Branco Kyurem usa o pelo de Reshiram e Preto Kyurem usa a pele de Zekrom. Em ambas as formas, o gelo que cobre uma das mandíbulas de Kyurem (superior para Branco Kyurem, inferior para Preto Kyurem) desapareceu parcialmente, permitindo que ele mova sua boca. Durante uma batalha, Preto Kyurem e Branco Kyurem entram no modo Overdrive e tubos brotam de suas costas até a cauda. No caso de Branco Kyurem, as pontas de seus cabelos e asas tornam-se ardentes e sua cauda adquire reflexos ardentes. No caso de Preto Kyurem, partes de seu braço direito e a ponta do chifre na parte de trás de sua cabeça ficam azuis, enquanto sua cauda se ilumina com eletricidade. Em Kyurem VS. A Espada da Justiça, Kyurem também pode se transformar em Preto Kyurem ou Branco Kyurem sem se fundir, canalizando o poder dos poderes de ambos Reshiram e Zekrom que ele tem dentro de si. Kyurem gera uma energia poderosa e congelante dentro de si, mas seu corpo fica congelado quando a energia vaza. Ao manter seu corpo congelado, a estrutura celular permanecerá estável. Diz-se que ele tem um poder que excede o de Reshiram e Zekrom; no entanto, esse poder é mantido à distância pelo frio extremo. Kyurem também partilha as crenças de Reshiram ou Zekrom na verdade ou nos ideais, respetivamente, quando fundido com qualquer um dos dois dragões. Devido a uma antiga lenda, pode assumir-se que Kyurem pode ser hostil para com Pokémon e humanos, devido ao facto de supostamente os comer se forem encontrados no exterior a noite. Diz-se que é um Pokémon extraterrestre, de acordo com o folclore.

<- ->

Sexta Geração (Kalos)

Xerneas -> Active Xerneas (Ativo em Batalha)

Xerneas é um Pokémon quadrúpede, semelhante a um veado, com quatro pares de chifres. A sua coloração varia ligeiramente dependendo se está no Modo Activo ou no Modo Neutro. Independentemente do modo, o seu corpo principal é sempre preto com uma risca azul nas costas e uma cauda curta e espessa. A partir dos joelhos, há um corte em forma de lâmina à volta de cada perna, que forma uma ponta por baixo de cada casco. No peito, uma marca em forma de "V" invertido, da mesma cor que o friso das patas. A cabeça e o pescoço são azuis, com dois grandes tufos que se estendem sobre o peito e se curvam para cima. O seu primeiro par de chifres estende-se sobre a cabeça e curva-se em torno da parte inferior dos olhos. Os olhos são pretos com pupilas em forma de X. No topo do focinho há uma marca curta e um corno curvado para cima de cada lado da cabeça, em vez de orelhas. No Modo Activo, as marcas, os chifres e as guarnições das patas são de um dourado pálido. Os seus chifres têm ramos e protuberâncias de várias cores e há manchas multicoloridas no seu dorso. No Modo Neutro, as suas marcas e chifres são azuis pálidos e os enfeites nos chifres e manchas nas costas são azuis mais escuros. Xerneas tem o poder de compartilhar a vida eterna. Isso ocorre quando os chifres em sua cabeça brilham em sete cores. Como visto em Diancie e o Casulo da Destruição, se ele gasta muita energia vital, ele se transforma em uma árvore e dorme por 1.000 anos. Xerneas tem o poder de reviver aqueles que foram petrificados por Yveltal. No entanto, como visto em A Lenda de X, Y e Z!, Xerneas nem sempre pode desfazer isso. Um Xerneas especial é venerado em Lental por ser um dos sete Pokémon Illumina guardiões, em particular por ter salvo a região de um meteorito. Ele reside no Illumina Spot da Ilha Aurus. Xerneas é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Geomancia.

->

Yvetal

Yveltal é um Pokémon grande com características aviárias e dracónicas. A parte de trás do seu corpo é preta com manchas brancas ao longo das asas e do dorso; a frente, a cabeça e o pescoço são de um vermelho vivo com linhas pretas ramificadas. Tem um focinho pontiagudo em forma de bico, olhos azuis brilhantes, um chifre preto curvado para a frente sobre cada olho e um crescimento fino em forma de antena atrás de cada olho. Um manto cinzento emplumado rodeia o seu pescoço e cobre as suas costas. As asas de Yveltal têm três espinhos ao longo da borda inferior perto do corpo e cinco garras grandes e pretas na ponta. Tem pernas pequenas, semelhantes às de uma ave, com garras cinzentas. Cada pé tem dois dedos virados para a frente e um virado para trás. A sua cauda é semelhante em estrutura às suas asas, incluindo as cinco garras na ponta. Yveltal tem o poder de absorver energia vital abrindo as asas e as penas da cauda. Quando chega ao fim do seu tempo de vida, rouba a energia vital de tudo à sua volta e transforma-se num casulo para dormir. Como visto no anime, qualquer criatura viva drenada por Yveltal se transforma em pedra petrificada. Não se sabe se essa ação é intencionalmente maliciosa ou não. No entanto, Yveltal pode ser muito vingativo com qualquer um que perturbe seu sono e tentará destruí-lo. Sua contraparte Xerneas tem o poder de curar as vítimas de Yveltal enchendo-as de energia vital, mas, como visto no anime, isso tem uma chance de falhar. O Yveltal é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Asa de Blivion. Yveltal é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Focus Blast ao subir de nível.

Zygarde 10% <- Zygarde 50% -> Zygarde 100% (Zygarde Cube + Zygarde Reassembly)

Zygarde é um Pokémon cuja forma depende da percentagem dos seus Núcleos e Células reunidos. Os Zygarde Cores são o cérebro do Zygarde, e um Zygarde pode conter um ou cinco Cores. Um Zygarde Core é um Pokémon pequeno e verde com um corpo gelatinoso. Tem uma cabeça grande e redonda com uma saliência em forma de bico na frente, uma cauda fina em forma de gancho e um hexágono vermelho suspenso no seu corpo. Dentro da cabeça tem um único olho com uma pupila preta; ao lado deste olho há outro oval branco que pode ser um segundo olho. Como visto no anime, os Zygarde Cores são capazes de absorver luz solar para recuperar a sua força, podem falar telepaticamente e usar as Células para observar o ecossistema. As Células Zygarde constituem todas as outras partes do Zygarde e são quase idênticas ao Núcleo Zygarde. Ao contrário do Núcleo, tem um corpo e uma cabeça achatados. Tem uma pupila verde, uma cauda mais simples e solta, e tem um hexágono verde-escuro mais alongado na sua secção média. Zygarde 10% Forme tem um corpo canino relativamente pequeno. É essencialmente preto com uma coleira verde e uma extensão em forma de coleira no pescoço. As marcas verdes adicionais incluem: dois hexágonos no peito, um pequeno hexágono sobre cada olho, a área à volta da boca e a pata esquerda da frente. A marca da coleira tem um hexágono vermelho alongado. Os olhos são hexágonos brancos sem pupilas visíveis e a testa apresenta uma fina linha branca. Em cada uma das pernas tem extensões hexagonais: duas na parte de trás de cada cotovelo, uma atrás de cada joelho e duas em cada anca. Uma das extensões da anca é mais comprida do que a outra em cada anca. Zygarde 10% Forme também tem dentes afiados. Zygarde 50% Forme tem um corpo serpentino com marcas verdes e pretas. A maior parte do dorso, cabeça e pescoço são pretos, enquanto a parte inferior e a ponta da cauda são verdes. Os seus olhos são feitos de quatro hexágonos verdes, semelhantes aos de um inseto com olhos compostos, e tem uma linha branca fina no centro da cara. Na parte de trás do pescoço tem um grande folho composto por cinco saliências longas e planas, cada uma com dois pequenos hexágonos verdes. No peito, há três gavinhas curtas de cada lado, pretas do lado direito e verdes do lado esquerdo. A cauda também termina em cinco gavinhas. O seu corpo tem muitas pequenas marcas hexagonais verdes capazes de brilhar. Zygarde Completo Forme tem um corpo grande e humanoide com uma cauda longa semelhante ao Zygarde 50% do corpo de Forme. Há várias saliências planas ao redor da cabeça e saliências triangulares ao redor do pescoço. Estas saliências criam uma forma de coroa. Na cara há três marcas hexagonais brancas: uma no meio da testa com uma linha que a atravessa e duas que funcionam como olhos. Há mais cinco hexágonos verdes na sua face: quatro ao longo da base e um no meio de uma pequena saliência no topo. Cada ombro tem duas asas serpentinas que se projetam dele. Todas as asas têm um padrão ondulado e um hexágono perto da ponta: azul do lado direito e vermelho do lado esquerdo. O corpo tem várias saliências brancas: três em cada mão, que funcionam como garras, uma em cada joelho e uma na parte da frente de cada pé. Além disso, há hexágonos verdes à volta dos pulsos e dois por baixo das saliências brancas nos joelhos e nos pés. O abdómen tem um padrão hexagonal vertical com uma linha branca fina de cada lado. Ao longo do peito há uma abertura fina e ziguezagueante que se desvanece entre cinco cores: vermelho, laranja, branco, ciano e azul. O peito pode abrir-se, revelando cinco núcleos de cada cor. Por cima desta abertura há duas grandes marcas verdes e hexagonais. As células de Zygarde tendem a espalhar-se pela região enquanto o Núcleo permanece em vigília, geralmente vivendo em cavernas. Os Núcleos e Células de Zygarde não têm o poder de lutar sozinhos e só podem lutar quando combinados para formar Zygarde. Os Núcleos têm vontade própria e, por vezes, são capazes de agir por conta própria, enquanto as Células formam o resto do corpo de Zygarde e só são capazes de agir sob as ordens do Núcleo. 10% Zygarde é criado quando um núcleo Zygarde se combina com apenas 10% do total de células Zygarde. A Forma Zygarde 10% è hábil em combate a curta distância. Também é capaz de correr a velocidades superiores a 100 quilómetros por hora. Um único Núcleo actua como o cérebro da forma 10%. Isto permite-lhe agir separadamente da Forma 50% de Zygarde, que constitui o seu corpo principal, durante um curto período de tempo antes de se separar. A Forma 50% de Zygarde é formada pela reunião de metade dos seus Núcleos e Células. Pensa-se que o Zygarde monitoriza aqueles que destroem o ecossistema a partir das profundezas da sua caverna. Esta forma de Zygarde é conhecida por ser impiedosa e por destruir sem piedade todos os que se atravessam no seu caminho. Se o ecossistema da região entrar em desordem, ele aparecerá e revelará o seu poder. Este poder é a transformação de Zygarde na poderosa Forma Completa. Como visto no anime, Zygarde pode invocar e controlar raízes enormes, que pode usar para atacar e cobrir áreas. A Forma Completa de Zygarde é formada quando todos os 100% das suas Células e Núcleos se juntam. A Forma Completa de Zygarde contém Núcleos separados para cada uma de suas asas e sua cauda. Neste caso, cada Núcleo pode tomar decisões e agir independentemente dos outros. Possuindo todas as suas células totais, diz-se que Zygarde Completo Forme excede tanto Xerneas quanto Yveltal em poder. A abertura em seu peito pode irradiar energia suficiente para destruir qualquer coisa ao seu redor. Esta forma só aparece para neutralizar ameaças aos ecossistemas ou caso algo aconteça com suas outras duas contrapartes. Zygarde é o único Pokémon conhecido capaz de aprender os movimentos Fúria da Terra, Mil Flechas, Mil Ondas e Core Enforcer.

<- ->

Sétima Geração (Alola)

Tapu Koko

Tapu Koko é um Pokémon Lendário vagamente parecido com um galo. A cabeça e o tronco do Tapu Koko são pretos, com marcas brancas no peito, logo acima dos olhos e no topo da cabeça. Do cimo da cabeça sai um grande penacho cor-de-laranja com cerdas na parte de trás. Uma marca amarela cobre a cerda superior e metade da cerda inferior. A parte inferior desta crista vai até ao pescoço, onde divide a cara ao meio e cria um nariz em forma de bico. Tem olhos pequenos e azuis com marcas amarelas por detrás. A metade inferior do seu corpo é cor-de-laranja com quatro saliências pontiagudas: um espinho curto na frente e dois espinhos curtos atrás, com um espinho mais comprido entre eles. Estes espinhos assemelham-se às penas da cauda de uma ave. Os seus braços finos têm estruturas redondas e amarelas à volta dos ombros. Em cada braço há uma concha que parece ser metade de uma máscara de pássaro, e suas mãos terminam em duas grandes garras para criar um bico para a máscara. A máscara em si é maioritariamente amarela com marcas pretas, laranja e brancas. Existem três marcas triangulares brancas com bordas pretas na parte superior de cada metade da máscara, que criam formas de diamante quando a máscara está fechada. Os "olhos" são constituídos por um diamante branco ligado a um diamante cor-de-laranja ligeiramente maior, que se encontra dentro de um diamante amarelo maior. Cada uma destas formas é orlada de preto. Em cada metade do bico há um triângulo cor-de-laranja com um rebordo branco. Há estruturas em forma de asa de cada lado, em direcção à parte de trás. O Tapu Koko é capaz de juntar a máscara e esconder a parte superior do corpo no interior, criando a impressão de um galo estilizado. Este Pokémon é chamado a divindade guardiã da Ilha Melemele. É conhecido por proteger a sua casa, mas é inconstante e não ajuda necessariamente as pessoas em necessidade. No entanto, é muito curioso e pode vir a brincar ou lutar com pessoas ou Pokémon que lhe interessem. É capaz de armazenar electricidade fechando-se dentro das conchas dos seus braços. Tem um temperamento explosivo, mas esquece instantaneamente o que o enfureceu em primeiro lugar. Tapu Koko e as outras divindades guardiãs são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Loucura de Nature. São também os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o movimento Z Guardião de Alola.

Tapu Lele

Tapu Lele é um Pokémon Lendário vagamente parecido com uma borboleta. Tapu Lele tem a parte superior do corpo e a cabeça pretas com algumas pequenas marcas brancas. Os seus olhos são azuis com uma linha cor-de-rosa no meio de cada íris. Por baixo de cada olho há uma linha branca curva e por cima de cada um há uma linha cor-de-rosa curva separada em três segmentos. Na parte superior do corpo, uma outra linha branca curva, mais grossa. Os seus braços finos têm mãos sem dígitos e pulseiras cor-de-rosa em cada pulso. No cimo da cabeça, uma massa de cabelo cor-de-rosa escuro, em forma de tentáculo. Dois fios de cabelo mais compridos emolduram o rosto. A parte inferior do corpo rosa escuro e o topo da cabeça estão cobertos por uma carapaça semelhante a um insecto. A carapaça do Tapu Lele é principalmente cor-de-rosa claro. A porção no topo da cabeça é cónica com uma marca branca em forma de diamante no centro e uma marca branca em forma de meio diamante por baixo. Ambas as formas de diamante são emolduradas de preto. A concha à volta da parte inferior do corpo reflecte estas marcas de diamante e tem um meio-diamante adicional na parte de trás. De cada lado há uma marca hexagonal que consiste em cinco triângulos cor-de-rosa escuros e um triângulo cor-de-rosa claro, todos delineados a preto. Estas marcas assemelham-se aos olhos compostos de muitos insectos. Existem também projecções na parte de trás da concha que se assemelham a asas de borboleta e uma pequena protuberância preta na parte inferior, semelhante a uma probóscide enrolada. Quando fechada, a concha assemelha-se a uma cabeça de insecto com pequenas asas. Este guardião da ilha de Akala é conhecido por espalhar escamas brilhantes, que afectam os outros estimulando e curando os seus corpos; no entanto, estas escamas também são perigosas se forem tocadas demasiadas de uma só vez. Alguns consideram-no cruel pela forma como destrói os outros enquanto espalha as suas escamas para seu próprio divertimento. Uma antiga lenda diz que Tapu Lele terminou uma guerra entre as ilhas de Alola curando os guerreiros cansados com suas escamas, mas rumores apontam para uma verdade mais perturbadora por trás dessa história. Sua força vem da energia armazenada dentro de sua carapaça. Se Tapu Lele estiver em desvantagem em uma batalha, ele priorizará não perder de cara, em vez de tentar uma vitória decisiva. Dizem que ele ganha energia com o perfume das flores. Tapu Lele e as outras divindades guardiãs são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Loucura de Nature. Eles são também os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o movimento Z Guardião de Alola.

Tapu Bulu

Tapu Bulu é um Pokémon Lendário vagamente parecido com um touro. Tapu Bulu tem um corpo negro e volumoso com braços grossos e sem pernas. Tem olhos azuis com uma linha laranja em cada íris. Por baixo de cada olho há uma linha vermelha dividida em três segmentos com uma linha branca mais pequena por baixo. Por cima de cada olho há uma pequena linha branca. No meio da cara há o que parece ser um nariz dourado semelhante ao focinho de um touro. Há um anel branco através das narinas do nariz. Em cada lado da cara há uma linha branca grossa que se curva para cima na ponta exterior. Tem anéis vermelhos à volta dos ombros e cascos fendidos dourados na extremidade dos braços. A cauda é maioritariamente coberta por um sino dourado com dois anéis pretos finos na parte superior e uma linha preta ondulada na parte inferior. Um tufo de pêlo é visível no interior do sino. No cimo da cabeça tem um par de chifres curvos e pretos. Cada corno tem uma marca amarela grossa perto da ponta e metade de uma concha de madeira presa a ele. A carapaça do Tapu Bulu é essencialmente vermelha, com marcas brancas e amarelas, bordejadas por um preto suave. A carapaça em si assemelha-se a uma flor ou planta quando aberta; quando fechada, os chifres deslocam-se para os lados e assume a aparência de um touro. A parte superior de cada metade é ligeiramente mais grossa do que a parte inferior, o que dá ao "touro" uma testa ligeiramente saliente. Na parte inferior de cada metade encontra-se um rectângulo branco com um triângulo preto suave na parte inferior. Por cima dos rectângulos há duas marcas triangulares; o triângulo superior sobrepõe-se ligeiramente a um triângulo amarelo maior. Atrás e a tocar o triângulo amarelo encontra-se um pequeno rectângulo branco que cria os olhos de touro. O lado tem uma única e minúscula marca triangular amarela. Este guardião da ilha de Ulaula é capaz de ordenar que a vegetação cresça e mude de forma à sua vontade. Apesar do seu temível poder, é bastante inactivo, o que leva alguns a considerá-lo um Pokémon preguiçoso. Tem uma disposição pacífica e não gosta de causar violência desnecessária, por isso toca o sino na sua cauda para alertar os outros da sua presença. No entanto, é impiedoso para com aqueles que o ofendem e diz-se que uma vez repeliu ladrões das suas ruínas balançando as árvores como paus. A arruinada Vila de Tapu é outro exemplo da ira do guardião. Tapu Bulu e as outras divindades guardiãs são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Loucura de Nature. São também os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o movimento Z Guardião de Alola.

Tapu Fini

Tapu Fini é um Pokémon Lendário vagamente parecido com um peixe-espada. Tapu Fini tem um corpo negro com a forma de uma sereia ou de um peixe. Tem olhos azuis claros, pálpebras brancas e uma marca azul clara em forma de barbatana à volta do canto exterior de cada olho. Tem uma marca branca em forma de T na testa e uma pequena marca branca em forma de V no peito. À volta dos ombros tem anéis segmentados de cor púrpura e os seus braços longos e finos têm mãos com três dedos em forma de teia. Cada dedo tem uma garra roxa na ponta. Na parte da frente da parte inferior do corpo há uma projecção azul-clara, em forma de barbatana, com três espigões. Também tem barbatanas azuis claras no topo da cabeça que se assemelham a cabelos longos e esvoaçantes. O corpo principal do Tapu Fini está dentro de uma carapaça violeta que se assemelha a uma cabeça de peixe-espada quando fechada. A metade superior da concha tem uma barbatana com teias azuis claras no topo e uma espinha fina e pontiaguda na frente. De cada lado da parte superior da carapaça há duas marcas em forma de C, viradas uma para a outra, formando um círculo rugoso. Uma marca é branca e a outra é azul clara, mas ambas são delineadas a preto. Estas marcas formam o "olho" do espadarte. Ao longo das bordas das duas metades da concha há uma série de triângulos brancos com contornos pretos. Como guardião da Ilha Poni, Tapu Fini pode manipular livremente a água e ganha energia das correntes oceânicas. Para evitar danos a si mesmo em batalha, ele envolve seus arredores em uma névoa misteriosa que faz com que seus oponentes entrem em transe auto-destrutivo. O guardião também liberta este nevoeiro como um teste para aqueles que procuram a água especial que consegue criar, que se diz purificar tudo o que toca. Muitos humanos tentaram este teste, incluindo aqueles com más intenções; enojado por esta história, Tapu Fini não se importa muito com os humanos. Apesar disso, ele está disposto a ajudar aqueles que se provarem dignos. Como mostrado no anime, Tapu Fini mostrou ser capaz de fazer relógios de água a partir da água e fazer a ponte entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos usando névoa. Longos períodos de exposição a essa névoa podem prender as pessoas nela para sempre, visando especificamente aqueles que não conseguem suportar a dor de ver um ente querido falecido novamente. Tapu Fini e as outras divindades guardiãs são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Loucura de Nature. São também os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o movimento Z Guardião de Alola.

Cosmog

Cosmog é um pequeno Pokémon com um corpo gasoso semelhante a uma nebulosa. A cor dos gases que compõem o seu corpo varia entre o violeta e o azul claro. O centro do seu corpo é preto, tanto à frente como atrás. O espaço preto na frente contém o seu rosto, que consiste em olhos amarelos e redondos, bochechas azuis e uma pequena boca. O espaço do dorso tem apenas um único ponto azul. Há uma meia-circunferência dourada na parte superior e inferior do corpo, que o divide exactamente ao meio. Dois prolongamentos finos, contendo manchas estreladas, servem-lhe de braços. O corpo gasoso do Cosmog faz dele um dos Pokémon mais leves que existem. O corpo do Cosmog é frágil e facilmente se desfaz. No entanto, é despreocupado e parece não se importar. Ele coleta poeira da atmosfera, o que lhe permite crescer lentamente. O Cosmog tem a capacidade de se deformar e de deformar as pessoas próximas a ele, além de abrir Ultra Buracos de Minhoca, mas apenas quando está sob tensão. Este processo é muito perigoso para Cosmog, e o uso de seus poderes pode deixá-lo imóvel por longos períodos de tempo. Cosmog é teorizado pela Fundação Aether como sendo um tipo de Ultra Besta, e seu nome foi cunhado por um dos professores da Fundação. Em eras passadas, ele era conhecido como a "criança das estrelas". Em termos de comportamento, o Cosmog tem uma natureza excessivamente confiante e imediatamente se afeiçoa a quem lhe mostra bondade, mesmo quando essa pessoa não tem as melhores intenções para ele. O Cosmog é conhecido por ser muito curioso, mas não muito cauteloso, este comportamento tem levado muitas vezes a que o Cosmog esteja disposto a colocar-se em perigo, apenas para se teletransportar para longe no caso de as coisas ficarem complicadas. Este Pokémon também pode ser criado por Solgaleo e Lunala.

Cosmoem

Cosmoem é um Pokémon com a forma de uma esfera azul-escura translúcida com um padrão de estrelas numa estrutura dourada semelhante a uma concha. A parte principal da concha é uma oval plana à volta do centro da esfera. Oito outras projecções planas, semi-ovais, rodeiam o globo em forma de asterisco. No centro do corpo principal há um núcleo negro muito mais pequeno. A metade superior do núcleo tem uma fina linha azul na frente, atrás e de cada lado, enquanto a parte inferior tem linhas cor-de-rosa. Na parte da frente há dois semicírculos cor-de-laranja, que parecem ser olhos fechados. A forma geral deste Pokémon também se assemelha a um olho. Envolto na sua carapaça robusta, semelhante a um casulo, o Cosmoem é incapaz de se mover. No Pokémon Refresh, nem sequer consegue comer. Cresce à medida que absorve a luz das estrelas e o pó do ar. O seu corpo é quente ao toque. Dizem que a carapaça do Cosmoem é mais dura do que qualquer outro material conhecido. Nos tempos antigos, ele era adorado como o "casulo das estrelas" pelo povo de Alola. 0 Cosmoem é um dos Pokémon mais pequenos que existem. Apesar disso, é também o Pokémon mais pesado que existe, estando empatado com a Celesteela.

Solgaleo

Solgaleo é um Pokémon grande e branco que se assemelha a um leão. Tem um focinho rombo com um nariz cinzento-azulado e olhos azuis pálidos. A metade superior do seu rosto é uma área azul profunda que mostra uma paisagem de estrelas em constante mudança. Quatro espinhos amarelos emolduram a cabeça de Solgaleo como uma coroa e mais dois pares de espinhos adornam cada lado de sua mandíbula inferior. Cada espinho separa grandes tufos da juba do Solgaleo. Cristas sólidas - vermelhas mais próximas da cabeça do Solgaleo e amarelas mais afastadas - saem de cada tufo ao longo do meio, excepto nos tufos das bochechas e do queixo, com a parte mais alta a envolver a ponta do tufo. No seu conjunto, a crina dá a impressão de um sol estilizado. Em torno de cada pata há uma faixa laranja escura e uma mancha preta em cada pé. Tem três dedos pretos em cada pé com longas garras amarelas. Na ponta da cauda tem uma grande mancha preta com um fino rebordo amarelo. Quando Solgaleo entra na sua fase de Sol Radiante, o seu terceiro olho aparece na testa - um símbolo azul claro semelhante a uma rosa dos ventos - e a paisagem estelar transforma-se em riscas de luz. O pêlo do seu corpo brilha num amarelo pálido e todas as outras partes do corpo, excepto o nariz, ficam amarelas. Conhecido como a besta que devora o sol, Solgaleo há muito tempo é honrado como um emissário do sol. Diz-se que ele vive em outro mundo e retorna para lá quando seu terceiro olho se ativa. O seu corpo é capaz de conter uma grande quantidade de energia e brilha quando está activo. A luz intensa que irradia pode fazer com que a noite pareça meio-dia. Solgaleo pode criar Ultra Buracos de Minhoca para viajar de e para o Espaço Ultra. Junto com sua contraparte Lunala, ele pode criar o Cosmog, do qual se diz ser a evolução masculina. Ele também pode influenciar a evolução de um Rockruff para a forma Meio-Dia de Lycanroc com energia solar. O Solgaleo e o Dusk Mane Necrozma são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Golpe de Aço Solar. Eles também são os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o movimento Z Searing Sunraze Smash.

Lunala

Lunala é um Pokémon grande que se assemelha a um morcego esquelético e sem pernas. Tem um focinho curto, olhos cor-de-rosa escuros com centros brancos, e uma área azul profunda na parte superior da cabeça que mostra uma paisagem de estrelas em constante mudança. Um capuz rígido e levantado envolve a sua cabeça em forma de meia-lua e envolve também o seu pescoço. A parte externa do capuz é amarela, enquanto a parte interna que se curva ao redor da cabeça de Lunala é branca com estrias azuis profundas. O seu tronco assemelha-se a uma caixa torácica com um espigão ligeiramente curvo em cada ombro e três espigões que se estendem da base até à cauda. Suas asas maciças se assemelham às asas de um morcego com o esqueleto exposto, exceto que as asas de Lunala têm um total de sete ossos dos dedos: quatro atravessando cada asa, um correndo ao longo da borda até a ponta mais externa e dois apontando para cima que podem agir como garras mais funcionais. Os quatro 'ossos' nas asas de Lunala só são visíveis em segmentos. A pele das asas de Lunala é de um azul profundo iridescente e uma fonte de luz azul clara parece brilhar por trás de sua caixa torácica. Um grande crescente amarelo-claro liga a ponta mais externa de cada asa às duas pontas internas seguintes, e as duas pontas internas restantes são adornadas por estrelas amarelas de quatro pontas. A parte inferior da cauda de Lunala também é revestida por um crescente amarelo com uma crista que sobe pelo meio da cauda em direção à caixa torácica. Quando Lunala entra na sua fase de Lua completa, o seu terceiro olho - um símbolo vermelho claro de um olho - aparece na sua testa e a paisagem estelar transforma-se em riscas de luz. A pele de suas asas brilha num azul claro e brilhante. Abre bem as asas de modo a que as partes amarelas de cada asa fiquem dispostas em círculo, desaparecendo na transformação as pontas mais exteriores das estrelas de quatro pontas. Conhecida como a besta que chama a lua, Lunala há muito tempo é honrada como uma emissária da lua. Este Pokémon absorve constantemente a luz para a converter em energia e pode obscurecer a luz do dia com a escuridão. Quando abre as suas asas para absorver a luz e brilha, assemelha-se a um belo céu noturno. As energias negras de Lunala também servem para a proteger de perigos. Diz-se que ela vive em outro mundo, para o qual retorna quando abre o terceiro olho. Lunala pode criar Ultra Buracos de Minhoca para viajar de e para o Espaço Ultra. Lunala e sua contraparte, Solgaleo, podem criar Cosmog, do qual se diz ser a evolução feminina. Ele também pode influenciar a evolução de um Rockruff para a forma Meia-Noite de Lycanroc com energia lunar. Lunala e Dawn Wings Necrozma são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Luageist Beam. Eles também são os únicos Pokémon conhecidos capazes de usar o movimento Z Ameaçador Luaraze Maelstrom.

Dusk Mane Necrozma <- Necrozma -> Dawn Wings Necrozma Ultra Necrozma

Necrozma é um Pokémon vagamente humanoide cujo corpo parece ser construído a partir de um material cristalino preto. A cor preta é o resultado das impurezas que se acumulam dentro dele como resultado do seu sono profundo. A grande protuberância ligada à sua cabeça é a sua cauda, que tem uma fila de três grandes espigões ao longo do topo e é branca na parte de trás com um símbolo cinzento-escuro que se assemelha a uma estrela no centro. A sua face é na realidade um objeto semelhante a um prisma, conhecido como prisma cerebral, que possui um conjunto de formas multicoloridas que se assemelham a olhos. Quando absorve luz, este prisma cerebral brilha a branco. Os seus braços finos têm mãos desproporcionalmente grandes com três garras. Nas costas de cada mão há um cristal esbranquiçado que escurece em direção à ponta, e cada cotovelo tem um espigão em forma de gancho. Dois espigões grandes saem de cada ombro e há uma fila de espigões mais pequenos ao longo de cada lado do corpo. Os pés têm três dedos em forma de gancho cada. Necrozma pode assumir o controle de Solgaleo ou Lunala fundindo-se com eles, dominando seus corpos e mentes para assumir suas formas de Crina do Anoitecer Necrozma ou Asas do Amanhecer Necrozma, respetivamente. Como Necrozma está absorvendo à força a energia ilimitada produzida por sua luz, Solgaleo e Lunala brilham constantemente de forma semelhante às suas fases Radiante Sol e Plena Lua enquanto fundidos. Em ambos os casos, o corpo do hospedeiro é coberto por partes do corpo de Necrozma, que é organizado como uma armadura. O Dusk Mane Necrozma tem uma armadura à volta das patas, da cabeça e dos lados. A cauda de Necrozma se divide em duas e se prende aos lados do torso de Solgaleo e suas grandes garras se estendem das costas de Solgaleo. As patas dianteiras têm cinco garras negras presas a elas com dois cristais em forma de V no topo, enquanto a pata traseira tem apenas três garras. Tem um capacete triangular com uma antena longa e fina de cada lado e o prisma cerebral do Necrozma bem visível. Os olhos e o nariz de Solgaleo são visíveis como luzes azuis brilhantes. A cauda do hospedeiro ganha três espinhos pretos presos uns aos outros, assim como três espinhos sob o queixo. Uma estrutura semelhante a uma das pernas de Necrozma se estende de suas costas. Usando a armadura em seu peito, ele é capaz de se impulsionar disparando luz negra. Asas da Alvorada Necrozma tem armadura em volta do tronco, da cabeça e de certas partes das asas e da cauda. Ele também tem um capacete triangular com o prisma cerebral visível, assim como os próprios olhos de Lunala visíveis como luzes cor-de-rosa brilhantes. Os braços de Necrozma se estendem do centro de seu peito. A armadura que envolve o seu corpo tem dois grandes espigões a sair dos ombros e quatro luzes cor-de-rosa brilhantes no centro. Na parte inferior das costas há dois crescimentos finos, parecidos com antenas, que se estendem para baixo. Uma estrutura semelhante à cauda de Necrozma se estende do centro de suas costas e, assim como na forma de Crina do Crepúsculo, pode ser usada como forma de propulsão. Há onze espinhos cristalinos presos ao redor do corpo, quatro em cada uma das asas e três na cauda de Lunala. Esses espinhos são capazes de disparar energia negra. Quando absorve luz suficiente, Necrozma pode passar por um processo chamado Ultra Burst para recuperar sua verdadeira forma: Ultra Necrozma, um dragão colossal de pura energia luminosa. Seu tamanho o torna o mais alto do tipo Psíquico. Os vários pedaços do corpo cristalino de Necrozma são rearranjados como uma espécie de 'esqueleto' para o resto do corpo de Ultra Necrozma. Esses pedaços adquirem um brilho dourado com a luz, mas voltam a ser pretos sem ela. Sua cabeça é cercada por vários espinhos e um par de pequenas asas, o que faz com que ela se assemelhe a uma estrela de oito pontas; há também uma pequena estrela de oito pontas mais clara na parte de trás de sua cabeça. A sua face é blindada e tem olhos heterocromáticos multicoloridos; o olho esquerdo é principalmente vermelho, enquanto o direito é principalmente azul. Tem dois pares de asas: um à volta dos ombros e outro à volta das ancas. Enquanto as asas são feitas de luz, as porções dos braços são feitas das suas antigas pernas e ombros, respetivamente. Os seus antigos braços cobrem agora a parte inferior das pernas, e o que antes era a cauda cobre o peito. Finalmente, tem uma cauda comprida com uma fila de espigões no topo. A temperatura do corpo do Ultra Necrozma excede 10.000 graus Fahrenheit (5.540 graus Celsius); qualquer coisa que ele tocar derreterá com o calor extremo. Pode disparar raios laser de todas as partes do seu corpo, e estes lasers podem atingir mais de 18 milhas de distância, queimando tudo no seu caminho. Como visto no anime, quando Necrozma usa toda a sua luz, ele entra em um sono profundo a menos que absorva mais luz. Necrozma é originário do Espaço Ultra e é capaz de abrir e viajar através de Ultra Buracos de Minhoca. Em Ultra Megalopolis, é conhecido como o Cegante (japonês: ¹³‡‡Radiant One). Ele já teve a capacidade de dar luz, mas perdeu essa habilidade depois de ser ferido por ancestrais do Ultra Recon Squad em uma tentativa de roubar sua luz; O professor Kukui e Lillie teorizam que a Fagulha Pedra de Anels usada para executar Z-Moves são fragmentos do corpo de Necrozma que ele perdeu após esta lesão. Necrozma exibe um comportamento extremamente violento devido à dor constante e enlouquecedora que sofre em seu estado incompleto, enquanto busca a luz necessária para se sustentar e recuperar sua forma original, chegando ao ponto de roubar luz de outros seres e lugares. Esse comportamento fez com que ele fosse temido como um 'saqueador de luz' na antiga Alola. Quando se funde com Solgaleo ou Lunala, ele se torna ainda mais cruel, a ponto de entrar em uma fúria incontrolável. Como resultado, ele ataca brutalmente qualquer coisa que ele vê como um inimigo com suas garras ou seus lasers, que podem cortar qualquer coisa. Quando Necrozma absorve a luz de um mundo, esse mundo fica envolto em escuridão até que a luz roubada seja devolvida.

<- ->

Oitava Geração (Galar)

Zacian -> Zacian Crowned (Rusted Sword)

Na sua forma de Herói de Muitas Batalhas, Zacian é um grande Pokémon lupino ciano com olhos amarelos, uma parte inferior bronzeada, uma estrutura magra, uma cauda cor-de-rosa e tranças cor-de-rosa ao longo do seu corpo. Duas franjas de pêlo cor-de-rosa estão presentes nas suas costas. As cicatrizes de batalha são visíveis nos lados e falta-lhe parte da orelha esquerda. Na sua forma de Espada Coroada, as franjas de pêlo nas costas transformam-se numa armadura em forma de asa e as tranças tornam-se semelhantes a fitas. Além disso, a sua cabeça é coberta por um elmo dourado e carrega uma espada dourada decorada com as cores de Zacian. Zacian pode embainhar a espada quando não a está a usar, envolvendo-a com a sua crina. Ao absorver partículas de metal, Zacian pode mudar para a sua outra forma em combate. De acordo com as lendas, Zacian era conhecido como a Espada do Rei das Fadas por ser capaz de cortar qualquer coisa num só golpe, e inspirava admiração tanto nos seus amigos como nos seus inimigos. Acredita-se que seja a irmã mais velha ou a rival de Zamazenta. Pode transformar-se numa estátua para adormecer até ser necessário. Pode lançar ilusões, incluindo uma projecção de si própria, mesmo quando dorme. Também é capaz de voar. Quando junto com Zamazenta, ele pode negar o poder de Eternatus, mesmo em seu estado Eternamax. Zacian ataca com movimentos graciosos, rápidos e cativantes, que já foram comparados a uma dança. Ele desfere golpes rápidos que não podem ser vistos a olho nu; aqueles que forem atingidos por sua espada serão cortados antes que possam sentir a dor. A espada que segura na boca é muito afiada e pode cortar qualquer coisa, mesmo as escamas grossas dos Pokémon do tipo Dragão, como se fossem papel. Zacian é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Behemoth Blade. Quando usa a Lâmina do Beemote, diz-se até que é capaz de cortar o oceano em dois. Zacian é também o único Pokémon conhecido que pode ter a Espada Intrépida como uma Habilidade.

->

Zamazenta -> Zamazenta Crowned (Rusted Shield)

Na sua forma de Herói de Muitas Batalhas, Zamazenta é um grande Pokémon lupino magenta com olhos amarelos, uma estrutura volumosa e um rabo-de-cavalo na cabeça. A sua cauda eo rabo-de-cavalo são de um azul profundo; também tem detalhes em azul profundo no pescoço e nos membros anteriores. O seu corpo está coberto de cicatrizes de combate e falta-lhe parte da orelha direita. A cabeça e o pescoço têm um pêlo espesso que se assemelha a um escudo. A forma Escudo Coroado faz com que Zamazenta gere um conjunto de armadura dourada cobrindo a frente de seu corpo como um escudo; enquanto a parte lateral normalmente cobre seus membros dianteiros, ela pode deslizar para frente para permitir que Zamazenta use Behemoth Bash ou se proteja de ataques frontais com mais eficácia. O rabo-de-cavalo também cresce para cobrir a maior parte do seu traseiro. Ao absorver partículas de metal, Zamazenta pode mudar para sua outra forma em batalha. No passado, Zamazenta era temida e respeitada pelo povo de Galar, e trabalhou em conjunto com um rei para salvar a região. Nas lendas, era conhecida como o Escudo do Mestre Lutador devido à sua capacidade de desviar qualquer ataque. Ao transformar-se numa estátua, pode descansar durante eras; mesmo enquanto dorme, pode lançar ilusões, incluindo uma projecção de si próprio. Zamazenta é capaz de voar. Acredita-se que seja o irmão mais novo ou o rival de Zacian. Quando junto com Zacian, ele anula o poder de Eternatus, mesmo em sua poderosa forma Eternamax. Os movimentos majestosos e majestosos de Zamazenta permitem que ela derrote os oponentes que a enfrentam. Zamazenta usa seu escudo dourado para se defender de ataques e como arma. O escudo tem uma força tremenda, capaz de resistir aos arranhões das garras afiadas dos Pokémon do tipo Dragão e aos ataques dos Pokémon Dynamax. A sua determinação não vacila em nenhum campo de batalha e ataca os seus inimigos de frente. Ao atacar com toda a sua força, diz-se que o poder de Zamazenta pode causar fendas na terra e que as ondas de choque resultantes podem derrubar centenas de inimigos. Zamazenta é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Behemoth Bash. Ao usar o Behemoth Bash, diz-se que é capaz de abrir buracos através de montanhas. Zamazenta é também o único Pokémon conhecido que pode ter Escudo Destemido como uma Habilidade.

->

Eternatus -> Eternamax Eternatus (Unobtable)

Eternatus é um Pokémon alienígena gigantesco e dracónico. O seu corpo tem uma forma vagamente dracónica e uma aparência esquelética, e é maioritariamente violeta escuro com reflexos vermelhos. O seu corpo principal e a sua cauda são longos e finos, e assemelham-se a uma coluna vertebral, e tem quatro membros pequenos e finos que terminam em garras formadas por apêndices finos ligados em ângulos rectos. Seu torso é formado por uma gaiola de apêndices que lembram costelas, e dentro dele há um núcleo rosa brilhante que serve como fonte de energia do Eternatus, absorvendo energia para sustentá-lo. O núcleo também pode projetar sua energia absorvida em explosões massivas quando usa o Canhão Dinamax, um de seus golpes característicos. Sua cabeça é triangular e tem um par de marcas brancas, parecidas com olhos, na forma de três círculos conectados, assim como uma mandíbula inferior com vários dentes em forma de diamante. Sobre a cabeça, uma película vermelha translúcida é mantida entre cinco longos espigões que se estendem em direção à parte posterior do corpo. Ele também tem um par de gavinhas finas que se estendem de suas costas, formadas por numerosos segmentos triangulares. O tamanho gigantesco de Eternatus faz dele o Pokémon mais alto que já existiu. Se Eternatus absorver uma quantidade enorme de energia de uma só vez, ele entrará em sua forma Eternamax, que dizem ser sua verdadeira aparência e é muito maior em tamanho. Eternatus também entrará brevemente nesta forma quando usar Eternabeam, outro de seus movimentos caracteristicos. Nesta forma, a forma do Eternatus muda drasticamente. Seu corpo se torna incrivelmente longo e serpentino, com a maior parte do corpo formando uma enorme espiral. Todo o seu corpo brilha em vermelho nesta forma, e presentes em intervalos regulares ao longo do seu comprimento estão anéis negros com espinhos que se estendem para fora. As suas gavinhas traseiras enrolam-se agora à volta do corpo principal. Seu núcleo de energia repousa no centro da bobina dentro de uma gaiola de espinhos violeta. A cabeça de Eternatus assume a forma de uma mão gigante, com os dedos cobertos por uma armadura negra com espinhos que se estendem da parte de trás de cada segmento. Na ponta de cada dedo há um olho cor-de-rosa brilhante. Eternatus serve como fonte dos fenómenos Dynamax e Gigantamax em Galar, devido ao seu poder ter vazado na forma de partículas de Galar após a sua derrota há milhares de anos por Zacian e Zamazenta. Pedaços de seu corpo imbuídos de seu poder chovem por toda Galar na forma de Desejo de peças e Desejo de estrelas. Quando está acordado, o Eternatus causa um fenómeno apelidado de Dia Mais Negro, no qual as quantidades massivas de energia Dynamax que liberta fazem com que os Pokémon Dynamax se descontrolem. Por vezes, também pode impedir que outros Pokémon façam Dynamax na sua presença. Apesar desta ligação ao fenómeno, ele próprio não pode ser Dinamaxado, pois a sua forma Eternamax substitui esse efeito. Eternatus tem sido referido como o Dia Mais Negro. Como visto no anime, o Eternatus pode usar o seu núcleo de energia para atingir um Pokémon e forçá-lo a fazer Dynamax ou Gigantamax. O anime também desenvolve a sua capacidade de bloquear outros Pokémon de Dynamaxing, descrevendo este poder como Eternatus absorvendo as Partículas Galar na área para torná-las indisponíveis para outros Pokémon usarem. Também é mostrado como sendo capaz de reverter à força outros Pokémon que já tenham Dynamaxed ou Gigantamaxed através do mesmo processo. De acordo com Rose no anime, foi ele quem cunhou o nome de Eternatus. Na sua forma de Eternamax, o poder de Eternatus torna-se tão imenso que provoca uma grande tempestade de energia Dynamax à sua volta, abrindo buracos no espaço-tempo no meio da tempestade à medida que liberta uma quantidade virtualmente infinita de energia. O seu enorme poder pode até impedir que Pokémon adversários o ataquem enquanto acumula energia. Eternatus é um Pokémon extraterrestre que veio para a Terra dentro de um meteoro há cerca de 20.000 anos. Eternatus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender os movimentos Canhão Dinamax e Eternabeam. Na Geração IX, o Veneno Cruzado é também um dos seus movimentos característicos.

->

Kubfu

Kubfu é um Pokémon pequeno, parecido com um urso. O seu corpo é principalmente cinzento escuro, com um focinho amarelo e manchas brancas de pêlo na cabeça e no peito. A mancha de pêlo na testa cobre parcialmente os seus olhos pretos e tem duas sobrancelhas pretas viradas para baixo no topo. Para além disso, tem duas fitas brancas de pêlo atrás da cabeça. O Kubfu ganha força e espírito de luta puxando por estas fitas. O seu nariz é preto e tem uma carranca perpétua. Tem garras e dedos dos pés pretos, estes últimos em forma de triângulo. A sua cauda tem um aspecto negro e pontiagudo. O Kubfu esforça-se por treinar o corpo e a mente, mesmo quando é derrotado. Ele tem um órgão único que lhe permite criar "energia de combate" através de técnicas especiais de respiração e concentração intensa. Os Kubfu são conhecidos por viverem em montanhas distantes de Galar, embora tenham vivido na região em algum momento. De acordo com textos históricos, os Kubfu costumavam ajudar as pessoas em suas viagens, e gradualmente se naturalizaram nas terras para onde viajavam. Tem sido referido como a "armadura secreta" do Master Dojo. Os movimentos que ele domina ao ler os pergaminhos em qualquer uma das Torres de Dois Punhos determinarão o estilo que ele adotará após evoluir. Embora possa ser tímido, ele pode se tornar mais corajoso e confiante depois de treinado.

Urshifu Single Strike <--> Urshifu Rapid Spin (Scroll of Darkness/Waters) Urshifu Single Strike Dynamax <--> Urshifu Rapid Spin Dynamax

Urshifu brusco é um Pokémon grande e bípede que se assemelha a um urso preto humanoide com motivos de wushu. Tem uma constituição musculada com pernas e braços compridos com patas e garras grandes para atacar. O seu corpo e cabeça estão cobertos de pelo cinzento, preto e branco, sem o focinho amarelo. A frente da pelagem do Urshifu brusco assemelha-se ligeiramente a uma rã tradicional abotoada/trança abotoada pendurada nas extremidades, tanto na frente como atrás. O pelo da cabeça do Urshifu brusco é mais pontiagudo e forma uma faixa branca e preta esvoaçante. As costas das mãos do Urshifu brusco, os nós dos dedos e a parte superior dos pés também são brancos. Em termos de aspeto, o pelo no topo da cabeça e nas pernas do Cantarle Strike Style Urshifu brusco flui para cima, enquanto a sua bandolete se alarga para cima e para trás. Enquanto isso, o pelo na parte superior da cabeça e nas pernas do Urshifu brusco do Estilo Golpe Rápido flui para baixo, enquanto a faixa da cabeça se alarga para frente e para fora. Os dois estilos também têm poses padrão diferentes: CantarO estilo de golpe Urshifu brusco tem o punho da frente levantado, o punho de trás abaixado e os dois pés plantados, enquanto o estilo de golpe rápido Urshifu brusco tem o punho de trás levantado, o punho da frente abaixado e o pé da frente levantado do chão. De resto, as duas formas parecem quase idênticas. O estilo e a personalidade do Urshifu brusco são determinados pela forma como treinou como Kubfu e pelo pergaminho que lê de qualquer uma das Torres de Dois Punhos. O Urshifu brusco é conhecido por gostar de comer mel, especialmente o Max Mel. Vive nas montanhas de uma região distante. O Urshifu brusco treina as suas pernas e move-se correndo através de penhascos íngremes. Cantarle Estilo de Golpe Urshifu brusco prefere lutar sem se conter, e muitas vezes emprega estratégias de KO de um só golpe. Quando enfurecido, ele ataca impiedosamente o oponente até ser totalmente esmagado. Os seus movimentos são directos e envolvem uma corrida em linha reta. Quando está a uma certa distância de um adversário, salta rapidamente para desferir um golpe poderoso. Estilo de Ataque Rápido Urshifu brusco prefere observar calmamente os adversários e os seus pontos fortes enquanto se esquiva. Usa movimentos fluidos para afastar o ataque de um oponente antes de o dominar com golpes rápidos. Estilo de ataque rápido Os movimentos e ataques do Urshifu brusco têm sido comparados a um rio, fluindo mas inflexível. Quando o Urshifu brusco Gigantamaxes, os padrões no seu pelo tornam-se significativamente acentuados, a sua bandolete alonga-se e os seus olhos e boca adquirem um brilho branco. Em geral, partes do seu pelo que costumavam ser cinzentas são agora brancas, e partes que costumavam ser pretas são agora a sua cor caraterística (vermelho para o estilo Gigantamax Cantarle Strike e azul para o estilo Gigantamax Rapid Strike). Além disso, o pelo das pernas e a faixa da cabeça do Gigantamax Cantarle Strike Style Urshifu brusco tornam-se mais pontiagudos, enquanto que no Gigantamax Rapid Strike Style Urshifu brusco ficam mais redondos e menos pontiagudos. Gigantamax Cantarle Estilo de Golpe Urshifu brusco tem sido chamado de a própria encarnação da raiva e um emissário divino que bane espíritos malignos com sua fúria. Acredita-se que o Gigantamax Cantarle Estilo de Golpe Urshifu brusco pode livrar o mundo de sua malevolência através de sua expressão aterrorizante e gritos. As ondas de choque libertadas pelos seus punhos podem destruir Pokémon Dinamax com apenas um golpe. Estilo de Ataque Rápido Gigantamax Urshifu brusco mantém uma postura perfeita de uma perna só, de forma calma e inflexível. Os oponentes que o enfrentam podem ficar muito agitados ou sentir uma sensação de alívio, como se estivessem livres de espíritos malignos. O Urshifu brusco do estilo Ataque Rápido Gigantamax pode supostamente destruir aqueles com maldade no coração simplesmente olhando para eles. Além disso, Urshifu brusco é o único Pokémon conhecido que pode ter Punho Invisível como uma Habilidade.

<-->

<-->

Regieleki

O Regieleki é um Pokémon do tipo golem eléctrico feito principalmente de energia eléctrica gerada por um único órgão. Tem um corpo redondo amarelo com três espigões no topo da cabeça, e um padrão de sete pontos cor-de-rosa na cara que se assemelha à letra "X". Os braços do Regieleki têm a forma de um relâmpago e geralmente aparecem agrupados, enquanto suas pernas são minúsculas e se assemelham tanto a relâmpagos quanto a uma tomada elétrica. O seu corpo pode brilhar em amarelo vivo quando ataca. Regieleki tem cinco anéis azuis em seu corpo, sendo dois na base dos braços, que funcionam como ombros, e os outros três localizados na parte inferior, conectando-se às pernas. Estes anéis são isolados e não podem conduzir electricidade, e acredita-se que foram colocados por pessoas antigas que foram atormentadas por ele, a fim de conter os seus poderes. De acordo com a lenda, o Regieleki foi criado por Regigigas usando energia elétrica pura. Regieleki absorve electrões para se manter vivo e diz-se que tem o maior poder de todos os Pokémon do tipo Eléctrico, sendo suficientemente poderoso para gerar toda a electricidade de Galar. Diz-se que se os anéis no seu corpo fossem removidos, o Regieleki seria capaz de libertar os seus poderes latentes. O Regieleki é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Thunder Cage. É também o único Pokémon conhecido que pode ter Transistor como uma Habilidade.

Regidrago

Regidrago é um Pokémon esférico, semelhante a um golem. Tem um corpo vermelho escuro feito de energia de dragão cristalizada, sendo a energia mais densa no seu núcleo central. A sua cara tem um padrão de sete pontos azuis que se assemelha à letra maiúscula "Y". Tem duas pernas vermelhas com pés pretos que têm a forma de dentes. Os seus braços são pretos por fora e vermelho-escuros por dentro e assemelham-se à cabeça de um dragão; o braço direito assemelha-se ao maxilar superior de um dragão, com chifres e "órbitas oculares", enquanto o braço esquerdo tem a forma de um maxilar inferior. Dois espinhos vermelhos em forma de asas estão localizados atrás de suas costas, embora ele não os use para voar, pois é capaz de flutuar no ar. O corpo do Regidrago e as "órbitas oculares" do seu braço direito podem brilhar de cor-de-rosa quando atacam. De acordo com a lenda, Regidrago foi criado por Regigigas usando energia de dragão cristalizada; no entanto, Regigigas ficou sem cristais depois de construir a cabeça de Regidrago. O Regidrago foi então selado num templo por povos antigos, que temiam a destruição que ele causaria caso fosse concluído. Devido à composição do seu corpo, diz-se que Regidrago tem os movimentos do tipo Dragão mais poderosos de todos os Pokémon, juntamente com o poder de todos os Pokémon do tipo Dragão. Regidrago pode disparar um ataque feito de intensa energia de dragão combinando os seus braços para formar uma boca, como se vê no seu movimento característico, Energia de Dragão. Há uma teoria académica não comprovada que postula que os braços do Regidrago se originaram da cabeça de um antigo Pokémon dragão. O Regidrago é o único Pokémon conhecido que pode ter a habilidade Boca do Dragão.

Enamorus -> Therian Enamorus (Reveal Glass)

Em Incarnate Forme, Enamorus é um Pokémon humanoide cor-de-rosa e magro, que se assemelha a um génio. É uma espécie exclusivamente feminina, sem equivalente masculino. Na sua testa tem quatro cornos magenta afiados. O Enamorus tem o cabelo branco atado para trás, com madeixas grossas em forma de coração no cimo da cabeça, lábios brancos e duas orelhas cor-de-rosa pontiagudas de cada lado da cabeça, com uma pequena madeixa de cabelo a cair à frente das têmporas. Os seus olhos são amarelos com íris brancas e sem pupilas visíveis. A parte da frente do corpo de Enamorus está coberta de manchas magenta, a maior parte delas com a forma de diamantes, seixos e magatamas. O seu peito fino è constituído por dois peitorais unidos em forma de diamante, os seus ombros são adornados com formas de magatama e no topo do seu umbigo há uma lágrima, tudo de cor magenta. Tem dois braços finos e malhados, com cinco dedos em cada mão. A parte inferior do corpo é constituída por uma nuvem que se arrasta, com uma longa cauda castanha, semelhante a uma cobra, enrolada duas vezes à volta do pescoço. A cauda do Enamorus tem marcas de coração magenta forradas a preto ao longo de toda a sua extensão, com um par na extremidade da cauda que se assemelha a olhos e outro que se assemelha a uma boca. Em Therian Forme, Enamorus assemelha-se a um Pokémon híbrido de tartaruga voadora das nuvens e cobra. As patas são barbatanas magenta de três dedos ligadas a braços cor-de-rosa com pontos únicos magenta, em forma de magatama, nas patas da frente. A nuvem que se arrasta rodeia agora o seu corpo, deixando a descoberto o seu ventre cor-de-rosa, tendo no final uma pequena cauda de nuvem; o seu ventre tem uma gema verde onde deveria estar o seu umbigo. A longa cauda castanha em forma de serpente está enrolada no corpo da nuvem, actuando como o topo da sua concha; a falsa cabeça de serpente mantém-se, assim como as marcas em forma de coração ao longo dela. A sua cabeça cor-de-rosa assemelha-se agora a uma tartaruga de nariz comprido, com um longo pescoço que se projecta diretamente do anel da nuvem. O Enamorus mantém os quatro cornos magenta na testa, mas são mais atarracados. A ponta do nariz é branca e em forma de coração, ligada a um bigode branco curvo que se estende a ambos os lados do nariz. Mantém os olhos amarelos com íris brancas e o cabelo branco curto, semelhante a um carrapito com madeixas em forma de coração no topo. Enamorus é conhecido como o Arauto da primavera e Deus da primavera. A razão é o facto de ter chegado do mar à região de Hisui. Isto normalmente assinala o fim do inverno e o início da primavera. Enamorus tende a residir nos pântanos carmesins. Diz-se que o amor de Enamorus deu origem a uma nova vida na região de Hisui. No entanto, ele também é conhecido por ser vingativo com aqueles que desrespeitam qualquer forma de vida. Ele desce das nuvens e aplica um castigo impiedoso e cruel no processo. O Enamorus pode libertar até quatro mini-ciclones e rodear-se de um escudo de nuvens para se proteger. Enamorus é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Tempestade de primavera.

->

Nona Geração (Paldea)

Wo-Chien

Wo-Chien é um Pokémon do tipo caracol com uma forma musgosa verde-escura coberta de folhas mortas verdes e amarelas. Dois pares de vinhas longas e onduladas formam os seus olhos, que contêm olhos com pálpebras verdes, escleras cor-de-laranja e pupilas verde-claras. Uma longa fila de tábuas de madeira enroladas à volta do seu dorso forma a sua concha. As tábuas de Madeiraen já foram usadas como meio de escrita no Oriente durante os tempos antigos, embora as inscrições escritas no conjunto particular que forma a concha de Wo-Chien tenham ficado muito desbotadas para serem lidas. Como os outros Tesouros da Ruína, a verdadeira forma de Wo-Chien é a fileira de tábuas de madeira que formam sua concha, tendo recebido vida pelos rancores da pessoa punida por escrever as más ações do antigo rei do Império Paldeano nelas há muito tempo - enquanto seu corpo é uma forma que ele construiu usando seu controle sobre a matéria vegetal. Wo-Chien é capaz de drenar a força vital das vegetações em uma grande área ao seu redor, fazendo com que florestas e campos inteiros se tornem estéreis instantaneamente. Ele é conhecido como as Tábuas da Ruína. Wo-Chien e os outros Tesouros da Ruína são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Ruination. Wo-Chien é também o único Pokémon conhecido que pode ter Tábuas da Ruína como uma Habilidade.

Chien-Pao

Chien-Pao é um Pokémon felino com um corpo alongado composto por neve. Cristais de gelo correm pelas suas costas e pernas, e também formam as suas garras, olhos e bigodes. As suas grandes presas, com pontas de gelo, são constituídas por dois pedaços de uma espada partida e ornamentada. A lâmina da espada, que se estreita ligeiramente perto da ponta, forma a presa esquerda; enquanto o punho da espada forma a presa direita. As pontas quebradas das metades da espada se projetam através da mandíbula superior de Chien-Pao. Como os outros Tesouros da Ruína, a verdadeira forma de Chien-Pao é a da espada quebrada que forma suas presas, tendo recebido vida pelo ódio das pessoas mortas por aqueles que a empunhavam há muito tempo - enquanto seu corpo é uma forma que ele construiu usando seu controle sobre o gelo e a neve. Chien-Pao é descrito como sendo capaz de controlar 100 toneladas de neve caída, causando avalanches e brincando nelas inocentemente. É conhecida como a Espada da Ruína. O Chien-Pao e os outros Tesouros da Ruína são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Ruination. Chien-Pao é também o único Pokémon conhecido que pode ter Espada da Ruína como Habilidade.

Ting-Lu

Ting-Lu é um Pokémon grande que se assemelha a um mamífero de casco fendido, como um veado ou um alce.O seu corpo é composto de rocha em camadas, variando em cor de castanho escuro a castanho claro. A sua cabeça tem várias marcas vermelhas, bem como pequenos olhos vermelhos e o que parece ser uma barbela no queixo. Sobre a sua cabeça está um grande recipiente ritual rachado ao meio, com um padrão rectangular ornamentado que se assemelha a olhos na parte da frente e vários espigões em forma de chifre a sair da borda. Como os outros Tesouros da Ruína, a verdadeira forma de Ting-Lu é a do vaso ritual em sua cabeça, tendo recebido vida pelo medo dos humanos dos tempos antigos, enquanto seu corpo é uma forma que ele construiu usando seu controle sobre a terra. Ting-Lu é descrito como sendo capaz de criar fissuras de mais de 50 metros de profundidade batendo sua cabeça no chão. Ele é conhecido como o Vaso da Ruína. Ting-Lu e os outros Tesouros da Ruína são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Ruinação. Ting-Lu é também o único Pokémon conhecido que pode ter Vaso da Ruína como uma Habilidade.

Chi-Yu

Chi-Yu é um Pokémon do tipo peixe. É composto por dois pares de contas de jade curvas, outrora consideradas sagradas e normalmente usadas em rituais religiosos. Cada um desses pares de contas circunda uma esfera preta revestida de branco nas laterais; juntos, eles formam os olhos de Chi-Yu, enquanto o resto de seu corpo em forma de peixe é formado por uma chama vermelha escura e amarela. As contas às vezes brilham em vermelho e amarelo quando ele ataca. Como os outros Tesouros da Ruína, a verdadeira forma de Chi-Yu são as contas que formam seus olhos, que ganharam vida pela inveja daqueles que as desejaram o suficiente para iniciar guerras por elas, enquanto seu corpo é uma forma que ele construiu usando seu controle sobre o fogo. As chamas de Chi-Yu queimam a mais de 3.000 graus Celsius, permitindo que ele derreta rochas e areia em lava através da qual ele pode nadar. Chi-Yu normalmente levita e voa no ar apesar de sua aparência de peixe. Ele é conhecido como as Contas da Ruína. Chi-Yu e os outros Tesouros da Ruína são os únicos Pokémon conhecidos capazes de aprender o movimento Ruinação. Chi-Yu é também o único Pokémon conhecido que pode ter Contas da Ruína como uma Habilidade.

Koraidon

Apex Build Koraidon é um Pokémon reptiliano de grande porte. A maior parte do seu corpo é de cor escarlate, com detalhes brancos nas suas bochechas, abdómen, pernas e cauda. A sua cabeça apresenta uma grande pluma e um par de antenas longas, finas e retorcidas; a sua traseira tem uma pluma semelhante, muito maior. Estas plumas e antenas são de cor branca e azul-púrpura na base. Tem olhos amarelos com pupilas castanhas, patas com membranas, e traços azuis nos cotovelos e nos ombros, bem como folhos azuis ao longo do pescoço. No peito tem uma grande saliência circular que se assemelha a um pneu de borracha. A sua textura e coloração preta é semelhante à da base da cauda, que se pode encher ou esvaziar consoante as necessidades. Construção limitada Koraidon anda de quatro. A cabeça e as plumas traseiras estão fechadas e dobradas. A garganta do peito está puxada para dentro, deixando de fora a saliência em forma de pneu de borracha. A membrana das quatro patas não é visível, uma vez que os dedos centrais e os dedos dos pés se mantêm em contacto uns com os outros. O Koraidon assume esta forma quando está enfraquecido ou quando não está a lutar. Koraidon tem a capacidade de mudar de forma para facilitar a viagem. Construção de Corrida O Koraidon esconde a cauda e corre de quatro, movendo-se a velocidades muito rápidas usando suas pernas poderosas. Esta forma também permite ao Koraidon escalar penhascos. Construção de Natação O Koraidon pode flutuar na água transformando sua garganta em um dispositivo de flutuação e usando a membrana entre seus pés para nadar. Planar Construção O Koraidon pode voar ao desdobrar suas gavinhas retorcidas em asas, permitindo que ele deslize pelo céu. O Koraidon foi trazido para a era atual através de uma máquina do tempo criada pelo Professor Sada, mas é diferente dos outros Pokémon Paradox. Ela só foi capaz de trazer dois deles, e foi também ela que cunhou o nome do Koraidon. De acordo com o Livro Escarlate, Koraidon é conhecido como o Rei Alado e diz-se que é um antepassado mais corpulento e feroz de Cyclizar. Ele é poderoso o suficiente para quebrar a terra apenas com seus punhos. O Koraidon está consciente da sua força impressionante e retira confiança desse facto, nunca se sentindo ameaçado pelos seus adversários. Ele é caprichoso e curioso o suficiente para às vezes brincar com humanos, apesar de normalmente ser cauteloso com eles. Enquanto luta em sua Construção Apex, o Koraidon domina seus oponentes usando sua imensa força e as muitas armas naturais disponíveis, incluindo suas mandíbulas e presas duras, garras afiadas e cauda grossa e poderosa. Suas pernas são fortes o suficiente para que o Koraidon possa saltar mais de 65 pés no ar, usando tanto o peso do próprio corpo quanto o impulso da queda de tal altura para desferir chutes esmagadores e golpes corporais brutais. O Koraidon é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Curso de colisão.

Miraidon

Ultimate Mode Miraidon é um grande Pokémon reptiliano robótico. A maior parte do seu corpo é de cor violeta, embora a sua cara, garras, abdómen e cauda sejam cinzentos. Adicionalmente, há acentos azuis claros nos seus ombros e pernas, sendo que estes últimos se assemelham a motores a jato quando dobrados e permitem-lhe flutuar no ar. A cabeça tem um casco roxo escuro, bochechas circulares roxas, dois pares de antenas e olhos pretos. Os olhos têm um visor pixelado; eles geralmente mostram pupilas amarelo-ciano, embora o Miraidon possa simular um piscar de olhos mudando o padrão do visor. Dentro do corpo de Miraidon há o que parece ser uma energia amarelo-púrpura, com listras azuis claras acentuando-a. Essa energia está concentrada principalmente em sua garganta. Essa energia está concentrada principalmente na garganta (formando uma proeminente protuberância circular), na cauda e nas antenas (que podem emitir a energia de maneira semelhante à eletricidade). Modo de baixo consumo de energia Miraidon anda de quatro, com as pernas que parecem um motor a jato a desdobrarem-se. As antenas tornam-se de um tom claro juntamente com a garganta. Os olhos são azuis claros. As outras partes brilhantes do seu corpo tornam-se violetas. Miraidon assume essa forma quando está enfraquecido ou quando não está lutando. Miraidon tem a capacidade de mudar sua forma para facilitar a viagem. O Modo de Condução Miraidon pode gerar a energia na sua cauda e garganta e transformá-las em anéis semelhantes a rodas, o que lhe permite acelerar. O Modo de Condução Miraidon é capaz de subir penhascos. O Modo Aquático Miraidon tem aparência semelhante ao Modo Dirigir e se impulsiona usando seus anéis e os motores a jato em suas pernas. O Modo Planar Miraidon move suas antenas para expandir uma membrana de energia, permitindo que ele deslize pelo céu. Miraidon foi trazido para a era atual através de uma máquina do tempo criada pelo Professor Turo, mas é diferente dos outros Pokémon Paradox. Ele só foi capaz de trazer dois deles, e foi também quem cunhou o nome do Miraidon. De acordo com o Livro de Violeta, Miraidon é conhecido como a Serpente do Ferro e diz-se que é muito mais implacável e poderoso do que o seu antepassado Cyclizar. Ela é poderosa o suficiente para usar seus raios para transformar a terra em cinzas. Embora aparentemente acostumado com humanos, Miraidon usa seu poder de perceção e observação para julgar cuidadosamente o caráter de uma pessoa antes de decidir se quer se juntar a ela ou não. Ele tem uma disposição calma e controlada, e é muito difícil para os outros dizerem o que ele está pensando ou sentindo devido à sua natureza robótica, com as únicas dicas disponíveis apresentadas em seus olhos. No seu modo Ultimate, mantém-se à tona para manter uma posição vantajosa que aplica pressão aos adversários no chão, e antecipa os seus movimentos antes de atacar os seus pontos fracos. Usa a eletricidade gerada nos seus órgãos internos para carregar as suas garras, presas e cauda. Diz-se que um golpe da sua cauda carregada pode derrubar até o inimigo mais resistente. Miraidon é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Electro Drift.

Walking Wake

Walking Wake é um Pokémon dinossauro terópode grande, bípede, com marcas brancas em forma de diamante. Tem um focinho longo e branco com um corno por baixo do queixo. Os olhos horizontais são vermelhos, com escleróticas amarelas com uma parte vermelha à volta. A cara e a parte de baixo também são brancas. Tem uma juba grande e espessa, de cor púrpura, que cobre os braços e o dorso. A juba assemelha-se à aurora boreal, com seis pontas de pêlo pontiagudo de cor vermelha e laranja. Tem dois pequenos membros anteriores azuis claros, cada um com três garras brancas e uma marca de diamante. Walking Wake tem duas poderosas patas traseiras azuis claras com seis penas e três garras brancas cada. Tem uma grande crista hexagonal azul cerúleo na testa com dois dentes dobrados de cada lado da base. Tem um corno azul entre o focinho e a crista. Tem duas caudas longas e brancas com sete espinhos pequenos cada uma. As caudas também têm oito espinhos azuis marcando os topos de duas caudas cada. Walking Wake se assemelha a um esboço feito por um membro da Expedição Área Zero no Livro de Escarlate. Ele tem um conjunto de chifres de formato único na testa. Também suporta o seu peso apenas com as patas traseiras e anda de forma bípede.[1] Walking Wake é capaz de andar sobre a água. Walking Wake é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Hydro Steam.

Iron Leaves

Ferro Leaves é um Pokémon mecânico que se assemelha a um veado futurista ou a um antílope, quadrúpede que é principalmente verde e cinzento. Nos lados da cabeça tem longos chifres de metal que terminam em pontas semicirculares. Tem um focinho fino com uma mancha vermelha brilhante que vai do chifre até à parte de trás da cabeça, com manchas brancas no interior da mancha. Os olhos são de um vermelho digital brilhante. Ferro A cara, o pescoço, as patas traseiras e a parte de baixo das folhas são cinzentos. As partes cinzentas do seu corpo têm várias linhas cinzentas escuras que ligam as diferentes partes. O pescoço está coberto por uma armadura de três círculos verdes. O círculo do meio tem uma folha de ponta verde de cada lado do pescoço ligada a um pequeno círculo verde. As folhas têm uma ponta vermelha clara e manchas brancas. A metade superior do corpo é coberta por uma armadura verde, ligada a três tufos de pêlo pontiagudos que formam uma cauda de comprimento médio e a dois grandes espigões de cada lado da cauda. As patas dianteiras ligam-se a uma armadura verde com três tufos de folhas em forma de asas e a uma armadura cilíndrica verde com a ponta em forma de meio círculo. As patas traseiras estão ligadas a uma armadura verde. As suas quatro patas assemelham-se a botas de armadura verde, à altura do joelho, com um diamante vermelho vivo nos joelhos e manchas brancas. A extremidade da perna tem cascos pretos. Ferro Folhas se assemelha a um esboço feito por um membro da Expedição Área Zero no Livro Violeta. Tem um corpo liso e brilhante com uma textura metálica, e as partes brilhantes na sua testa e pescoço podem transformar-se em espadas longas etéreas. Ferro Leaves é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Psyblade.

(Sem Sprites Disponíveis)

Okidogi

Okidogi é um Pokémon canino volumoso e bípede, com ombros largos, orelhas pontiagudas e uma cauda grande e fofa. O seu pelo é quase totalmente preto, exceto o verde no focinho, cara, peito, mãos, costas, cintura, coxas e pés. Tem marcas magenta em forma de meia-lua na cara, que contém também olhos amarelos, um nariz magenta arredondado e dentes afiados. As orelhas têm um interior magenta e as mãos têm cinco dedos cada e almofadas magentas. À volta do pescoço tem uma corrente magenta que se assemelha a uma trela. Okidogi é um rufião de pavio curto, que viajou de uma terra distante com Munkidori e Fezandipiti para roubar as quatro máscaras de Ogerpon e reclamá-las para si, o trio entrou sorrateiramente na caverna de Ogerpon e conseguiu roubar três delas, enquanto o amigo de Ogerpon conseguiu proteger uma delas. Depois de descobrir, Ogerpon descobriu o que aconteceu e derrotou o trio, Okidogi perdeu a vida na luta com os seus parceiros. Aos olhos dos aldeões, no entanto, parecia que o trio tinha caído protegendo a aldeia do ogro enfurecido, apelidando-os de Três Leais e dando-lhes um enterro adequado. Okidogi é uma espécie exclusivamente masculina, sem fêmea.Okidogi, junto com Munkidori e Fezandipiti, são conhecidos como os Três Leais, os heróis de Kitakami. Okidogi era originalmente um Pokémon mais pequeno e mais fraco no passado. Transformou-se devido ao Este efeito de movimento pode estar a precisar de investigação. R Corrente à volta do pescoço, a corrente aumenta as suas capacidades, conferindo-lhe um físico poderoso ao estimular os seus músculos. A corrente, quando atirada, è poderosa o suficiente para deixar Okidogi pulverizar qualquer coisa que atingir. Eles são amados pelo povo de Kitakami como heróis que uma vez protegeram a terra de um ogro maligno, e estátuas de pedra com suas semelhanças foram feitas pelo povo como uma expressão de sua gratidão no local onde os três foram enterrados. De acordo com os habitantes locais, o culto ao Okidogi concederá a bondade e ajudará a garantir que as coisas estejam bem entre os dois lados. Ao consumir o Kitakami Mochi, Okidogi pode tornar-se um Pokémon Titã.

(Sem Sprites Disponíveis)

Munkidori

Munkidori é um Pokémon símio azul com um longo pelo preto que cobre a maior parte do seu corpo, exceto a cara, as mãos, os pés e parte do peito, este último formando um padrão em forma de ponta de seta. A sua cara tem olhos amarelos com marcas pretas às riscas entre eles, e tem colorações magenta na parte de trás e nos tornozelos. Cada uma das suas mãos tem três dedos e os pés assemelham-se a sandálias, cada um com dois dedos. Parte do seu cabelo está penteado para trás e uma corrente magenta rodeia a sua cabeça como uma bandolete. Munkidori prefere manter-se num local seguro enquanto brinca com os seus inimigos, usando os seus poderes psíquicos para induzir vertigens intensas, ele tinha viajado de uma terra distante com Okidogi e Fezandipiti para roubar as quatro máscaras de Ogerpon e reclamá-las para si, o trio entrou sorrateiramente na caverna de Ogerpon e conseguiu roubar três delas enquanto o amigo de Ogerpon conseguiu proteger uma delas. Depois de descobrir, Ogerpon descobriu o que aconteceu e derrotou o trio, Munkidori perdeu a vida na luta junto com seus parceiros. Aos olhos dos aldeões, no entanto, parecia que o trio tinha caído protegendo a aldeia do ogro enfurecido, apelidando-os de Três Leais e dando-lhes um enterro adequado. Munkidori é uma espécie exclusivamente masculina, sem fêmea.Munkidori, junto com Okidogi e Fezandipiti, são conhecidos como os Três Leais, os heróis de Kitakami. Munkidori costumava ser desajeitado estúpido no passado, mas desejava ser inteligente. Transformou-se devido ao Este efeito de movimento pode estar a precisar de investigação. R Corrente que está em volta de sua cabeça, a corrente aumentou suas capacidades, estimulando seu cérebro, fazendo com que seus poderes Psíquico florescessem. Eles são amados pelo povo de Kitakami como heróis que uma vez protegeram a terra de um ogro maligno, e estátuas de pedra com suas semelhanças foram feitas pelo povo como uma expressão de sua gratidão no local onde os três foram enterrados. Segundo os habitantes locais, o culto aos Munkidori garante o sucesso na vida e que tudo correrá bem. Ao consumir o Kitakami Mochi, Munkidori pode tornar-se um Pokémon Titã.

(Sem Sprites Disponíveis)

Fezandipiti

O Fezandipiti é um Pokémon aviário com uma cabeça pequena, um bico curto com uma ponta magenta, e um pescoço e pernas compridos. A sua plumagem é maioritariamente preta, com branco na cabeça e no pescoço, e acentos de bronze na cara, no colarinho e nas pontas das asas. A sua cauda é composta por um longo cordão de penas cor de bronze, terminando em pontas bifurcadas que se enrolam suavemente para fora. O Fezandipiti espalha feromonas atractivas sempre que bate as asas. Uma única risca branca acentua cada uma das suas patas e a cauda. No cimo da cabeça do Fezandipiti há uma crista de penas pretas que se assemelha a um boné, com penas douradas a sobressaírem como uma coroa real. Um par de plumas magenta também se situa mesmo por cima de cada um dos olhos de Fezandipiti, como sobrancelhas, e estende-se como longas serpentinas com pontas bifurcadas. Pendurado no peito de Fezandipiti está um par de correntes magenta, que sobressaem de um xaile que envolve o seu corpo. Fezandipiti prefere manter-se num lugar seguro enquanto brinca com os seus inimigos, usando os seus poderes psíquicos para induzir tonturas intensas. Fezandipiti viajou de uma terra distante com Okidogi e Munkidori para roubar as quatro máscaras de Ogerpon e reclamá-las para si. O trio entrou sorrateiramente na gruta de Ogerpon e conseguiu roubar três delas, enquanto o amigo de Ogerpon conseguiu proteger uma delas. Ogerpon descobriu o que tinha acontecido e derrotou o trio, tendo Fezandipiti perdido a vida na luta juntamente com os seus parceiros. Aos olhos dos aldeões, porém, parecia que o trio tinha caído ao proteger a aldeia do ogre enfurecido, apelidando-os de Três Leais e dando-lhes um enterro digno. Fezandipiti, juntamente com Okidogi e Munkidori, são conhecidos como os Três Leais, os heróis de Kitakami. No passado, Munkidori tinha penas curtas e baças, mas desejava ter uma aparência requintada. Transformou-se devido à corrente venenosa que envolveu o seu corpo, aumentando as suas capacidades e dando-lhe uma aparência bonita e uma voz encantadora. Os três são amados pelo povo de Kitakami como heróis que outrora protegeram a terra de um ogre maléfico, e estátuas de pedra com as suas semelhanças foram feitas pelo povo como expressão da sua gratidão no local onde os três tinham sido enterrados. De acordo com os habitantes locais, o culto a Munkidori conduz à boa sorte e a acontecimentos inesperados. Ao consumir o Kitakami Mochi, Munkidori pode tornar-se um Pokémon Titã.

(Sem Sprites Disponíveis)

Ogerpon

Ogerpon é um Pokémon humanoide pequeno e verde. Tem um tronco verde com uma pequena estrela azul no seu estômago, e longas pernas pretas com dois dedos em cada pé. Entre os dedos dos pés há rebentos com duas folhas. Um manto verde e folhoso cobre-lhe os braços, cujo pescoço parece ser uma grande videira espinhosa. Dois espinhos sobressaem da parte superior, lembrando dois grandes cornos. Por baixo da máscara, Ogerpon tem um rosto cor de laranja e olhos amarelos em forma de estrela. Usa um bandolete de seis espinhos com uma única folha no topo. Ogerpon é uma espécie exclusivamente feminina, não existindo nenhum macho. Ela e o seu antigo companheiro foram rejeitados pelo povo de Kitakami devido à sua estranha aparência, e por isso viveram numa montanha próxima, isolados dos aldeões. O fabricante de máscaras da aldeia teve pena do par e criou quatro belas máscaras para eles, permitindo-lhes misturarem-se com as pessoas durante o festival da aldeia. No entanto, a sua fama atraiu três Pokémon gananciosos: Okidogi, Munkidori, e Fezandipiti, que atacaram o companheiro de Ogrepon na sua caverna enquanto Ogrepon estava fora, roubando todas as máscaras exceto a Chál e não deixando qualquer rasto do companheiro quando Ogrepon regressou. Cheia de raiva, Ogrepon atacou e derrotou os três Pokémon da aldeia, mas a sua raiva fez com que os aldeões a temessem ainda mais. Assim, Okidogi, Munkidori e Fezandipiti foram imortalizados pelos aldeões inconscientes como os Três Leais, enquanto Ogrepon foi deixado sozinho na sua caverna, triste com os acontecimentos que tinham ocorrido. Ela reside principalmente na Cova do Medo. Ogerpon tem uma personalidade curiosa e traiçoeira. Ele gosta de passar tempo com humanos enquanto usa uma máscara para se misturar. Ele pode confundir os inimigos com seus movimentos ágeis e chutes. Ogerpon pode retirar poder das máscaras que usa, concedendo-lhe diferentes elementos para usar no seu bastão. Ogerpon pode ficar mais fraco se alguma de suas máscaras for roubada. Retornar a máscara pode restaurar o poder total de Ogerpon.Ogerpon é o único Pokémon capaz de usar o Bastão de Hera.

(Sem Sprites Disponíveis)

Gouging Fire

Gouging Fire é um enorme Pokémon híbrido leonino-ceratopsia com algumas qualidades de mastim. Está coberto de pelo castanho com três linhas verdes em ambas as patas traseiras. No peito, o pelo da barriga é creme. Tem cinco espigões cinzentos no dorso e uma longa nuvem de fumo cinzento-claro que corre ao longo de todo o dorso, parecendo uma cauda. O Fogo goivante tem quatro patas cinzentas. As duas patas da frente têm três garras pequenas e vermelhas. As patas são cobertas por almofadas castanhas e duas faixas pretas em forma de punho nas patas da frente e nas patas de trás apenas uma. A face principal é vermelha e tem a forma de barbatanas ou de uma estrela de quatro faces, com uma caveira dourada em forma de ceratopsiana. A cabeça tem cinco cornos dourados e amarelos de cada lado. No centro, dois círculos verdes com dois círculos vermelhos mais pequenos no interior. Uma placa cinzenta, semelhante a um bigode em ferradura, cobre-lhe o focinho. Ele tem pêlos verdes mais curtos ao redor dos olhos azuis. Houve muito poucos e raros avistamentos do Fogo Goivador. um vídeo mostrava-o em fúria enquanto disparava pilares de chamas. Partilha uma semelhança com um Pokémon sinistro que já foi mostrado em Occulture. Acredita-se que seja um antepassado do Entei, que foi reanimado a partir de um fóssil. Este Pokémon foi descoberto pela primeira vez na Área Zero por Perrin.Fogo goivante é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Chama protetora.Fogo goivante é baseado no Entei. Também se assemelha aos dinossauros ceratopsianos, mais notavelmente o Styracosaurus e o Pentaceratops, devido ao facto de ambos terem uma disposição semelhante de chifres à volta da cabeça. Em termos conceptuais, pode ter sido inspirado nos Deccan Traps, uma formação vulcânica na Índia cuja atividade se pensa ter tido uma grande influência na extinção dos dinossauros. As armadilhas de Deccan começaram a formar-se no período Cretáceo, a era em que viveram os ceratopsianos. A semelhança de Gouging Fire com Entei viria, portanto, do facto de Entei estar associado a vulcões.

(Sem Sprites Disponíveis)

Raging Bolt

O Raging Bolt é um Pokémon quadrúpede, amarelo, parecido com um saurópode, com riscas pretas e uma parte inferior branca com linhas vermelhas à volta. A cabeça do Raging Bolt está ligada a um longo pescoço com riscas pretas e uma parte inferior branca com linhas vermelhas. Tem uma cauda fina e azul clara com ângulos agudos e uma bola espinhosa em forma de faísca na extremidade. Tem três espigões triangulares azuis no dorso. A maior parte da cara é constituída por um pelo branco espesso e por um pelo vermelho mais curto à volta dos olhos azuis. O topo da cabeça tem sete tufos de pelo em forma de coroa. O focinho do Raging Bolt é um "X" azul claro, com a parte superior em forma de relâmpago. A cabeça tem uma face preta com dois espigões pretos que cobrem a testa, o nariz e as orelhas. A boca e o focinho têm duas longas presas semelhantes às dos gatos dente-de-sabre. As suas grandes garras convergem para formar uma única ponta e nunca se retraem. As patas dianteiras têm três penas vermelhas ligadas às linhas vermelhas. As patas traseiras têm uma linha vermelha a rodear as garras e as patas. A cara do Raging Bolt está coberta por uma juba circular que se assemelha a nuvens de chuva roxas. Diz-se que este Pokémon uma vez aniquilou tudo à sua volta lançando luz a partir do pelo da sua juba caraterística, mas pouco mais se sabe sobre ele. Raging Bolt assemelha-se a um esboço feito por um membro da Expedição da Área Zero no Livro Escarlate. Há muito pouca informação sobre o Raging Bolt. O Parafuso Furioso foi descoberto pela primeira vez na Área Zero por Perrin. De acordo com a Ocultura, acredita-se que ele seja o ancestral de Raikou. A sua semelhança com o Raikou tem sido um tema quente durante algum tempo. 0 Raging Bolt é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Thunderclap. Na Geração IX, Rising Voltage é também um dos seus movimentos característicos. Raging Bolt é baseado em Raikou. Também se assemelha a saurópodes, como o Brontossauro (cujo nome significa literalmente "lagarto do trovão"), e a nuvens de tempestade. Também se pode basear em criaturas míticas como o Qilin, que partilha a tradução do japonês para o inglês com as girafas, o que explica o seu pescoço comprido; e o serpopardo, um animal mítico semelhante a um leopardo com um pescoço comprido e semelhante a uma serpente. Raging Bolt pode também inspirar-se numa palavra arcaica para girafa, camelopardo, que deriva de "camelo" e "leopardo". O Raging Bolt também partilha uma semelhança notável com os Tallnecks, uma espécie de máquinas altas, semelhantes a animais, da série de videojogos Horizon.

(Sem Sprites Disponíveis)

Iron Boulder

Ferro Boulder é um Pokémon esférico, semelhante a um touro, revestido de um metal refletor. Tem uma testa preta e arredondada adornada com dois chifres castanhos em forma de machado que se curvam para a frente. A borda dos chifres e o topo da cabeça são coloridos de laranja vivo. Os cornos podem transformar-se em clavas quando atacam. A cara é cinzenta com olhos laranja digitais e um focinho curto e metálico. No cimo da cabeça tem vários espigões curtos. No dorso, há duas cristas espinhosas pretas que se unem logo após os ombros. Tem um círculo preto à volta da cabeça. Nos ombros, há duas saliências metálicas cor de laranja. As faixas laranja à volta das pernas são da mesma cor que os cornos e a testa. Tem cascos metálicos cinzentos por baixo destas faixas. A parte inferior é listada de bege. As partes cinzentas do seu corpo têm várias linhas cinzentas escuras que ligam as diferentes partes. Ele tem uma cauda curta e atarracada de metal. Ferro Boulder armazena energia laser dentro de seus chifres afiados e diz-se que já foi um Terrakion comum modificado por uma organização vilã. O nome Ferro Boulder originou-se do objeto misterioso registrado no Livro Violeta. Foi descoberto pela primeira vez na Área Zero por Perrin.Ferro Boulder é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Borda poderosa.

(Sem Sprites Disponíveis)

Iron Crown

Ferro Crown é um Pokémon turquesa blindado que se assemelha a uma cabra robótica. Os olhos são de um azul digital brilhante. O topo da sua cabeça luminosa tem dois cornos metálicos amarelos com uma forma semelhante a brocas, com manchas luminosas que se estendem a partir da metade superior do corno. Os cornos podem criar duas longas lâminas azuis brilhantes que podem estender-se antes de se dobrarem na extremidade. O focinho metálico é cinzento e tem uma mancha luminosa que vai do nariz até à parte de trás da cabeça. A parte de trás da cabeça tem um capacete com um círculo ligado por duas peças rectangulares. No pescoço comprido e nas patas traseiras, há pequenos pontos luminosos. Tem várias outras manchas luminosas no corpo, emitindo uma fraca aura azul. Ferro O rosto, partes do pescoço e a parte inferior do corpo de Crown são cinzentos. As partes cinzentas do seu corpo têm várias linhas cinzentas escuras que se ligam a diferentes partes. Nas suas omoplatas há saliências de metal amarelo que se assemelham a barbatanas. Ferro As pernas do Crown estão ligadas por peças de armadura de quatro pernas. A parte inferior das pernas tem uma marca luminosa em forma de V que se liga a uma armadura leve e a cascos de metal. Diz-se que este Pokémon já cortou tudo à sua volta lançando lâminas brilhantes dos seus chifres característicos, mas pouco mais se sabe sobre ele. Não se sabe que tipo de Pokémon é o Ferro Coroa. Ferro Coroa assemelha-se a um esboço feito por um membro da Expedição da Área Zero no Livro de Violeta. O referido objeto era uma arma de última geração com a forma de um descendente futurista do Cobalion. Aparentemente, houve um incidente em que Ferro Crown usou suas lâminas brilhantes para cortar tudo ao seu redor em pedaços. Ferro Crown foi descoberto pela primeira vez na Área Zero por Perrin. Ferro Crown é o único Pokémon conhecido capaz de aprender o movimento Tachyon Cortarter. Ferro Crown é baseado em Cobalion. Os seus cornos curvos podem ser inspirados em antílopes como o impala.

(Sem Sprites Disponíveis)

Last updated